Jornal Povo

PSG tem Neymar de volta para encarar o Lyon, na primeira das “decisões” das próximas semanas

Clássico, com briga pelas primeiras posições, em momento decisivo da competição. Esse é o panorama do jogo deste domingo entre Lyon e Paris Saint-Germain, válido pela 30ª rodada do Campeonato Francês. Um cenário caprichado para o retorno do atacante Neymar, mesmo que por alguns minutos no segundo tempo.

Lyon e PSG se enfrentam às 17h deste domingo, no Parc Olympique Lyonnais. 

Na entrevista coletiva em que confirmou a presença de Neymar entre os relacionados, o técnico Mauricio Pocchettino deixou claro que o atacante não vai ser titular. Ressaltou também que a meta da comissão é dar minutagem ao atleta de forma gradativa nas próximas semanas.

Isso porque o brasileiro está há 39 dias sem disputar uma partida oficial. A última foi contra o Caen pela Copa da França, em 10 de fevereiro, quando ele sofreu a lesão muscular na coxa esquerda.

rápida evolução fez surgir a perspectiva de que ele enfrentaria o Barcelona pelas oitavas de final Liga dos Campeões — o que acabou não acontecendo. O prazo estipulado de um mês passou, mas Pocchettino descartou a possibilidade de “recaída” nos últimos dias.

Por causa dessa lesão mais recente, Neymar ficou fora de nove partidas (seis vitórias, um empate e duas derrotas). Até agora, ele disputou 18 jogos e marcou 13 gols na temporada.

O objetivo do clube é tê-lo 100% para o embate contra o Lille, na volta da pausa da Data Fifa, e, na revanche diante do Bayern de Munique, pelas quartas da Champions, nos dia 7 e 13 de abril. Ainda mais com o jogador sem compromissos pela seleção brasileira — as próximas rodadas das eliminatórias sul-americanas estão suspensas.

Não vejo a hora de voltar”.

— Neymar, em publicação no Instagram durante a semana.

Lyon e PSG estão com os mesmos 60 pontos na tabela de classificação. O time da capital francesa ocupa o segundo lugar por ter mais vitórias (19 a 17), mais gols a favor (63 a 57) e saldo de gols maior (44 a 31). Faltando nove partidas para cada lado, uma derrota hoje pode significar um baque nas pretensões pelo título nacional.

— É verdade que é um jogo muito importante. Não sei se é uma final, mas é como se fosse uma. São três pontos muito importantes em jogo. Não definitivos, mas com certeza muito importantes — disse o técnico Mauricio Pocchettino, em entrevista coletiva no sábado.

Campanhas do G4 do Campeonato Francês

TimePontosJogosVitóriasEmpatesDerrotasGols PróGols ContraSaldo
Lille63291892491732
Paris Saint-Germain60291937631944
Lyon60291793572631
Monaco59301857603822

Se vencer, o Paris Saint-Germain pode assumir a ponta do Campeonato Francês caso o Lille perca para o Nîmes. A distância do segundo colocado para o líder é de apenas três pontos, e o PSG também leva vantagem nos critérios de desempate nesta comparação.

Mas é provável que a melhor chance seja mesmo no dia 4 de abril, quando os dois times estarão frente a frente. No confronto pelas oitavas de final da Copa da França, quarta-feira passada, Mbappé e companhia venceram por 3 a 0.

O PSG poderia ter ultrapassado o Lille no último fim de semana por causa do empate sem gols do concorrente com o Monaco. Mas o time de Paris perdeu para o Nantes, o 18º colocado, em pleno Parque dos Príncipes — jogo marcado pelo assalto às casas dos pais de Marquinhos e da família de Di María.

Di María (esq.), Neymar (centro) e Danilo Pereira (dir.) durante atividade do PSG — Foto: Site oficial / PSG
Di María (esq.), Neymar (centro) e Danilo Pereira (dir.) durante atividade do PSG — Foto: Site oficial / PSG

Lyon também terá a sua estrela

Enquanto isso, o Lyon vai poder contar com o capitão Memphis Depay. Ele estaria suspenso devido ao acúmulo de cartões amarelos, mas a punição do último jogo contra o Reims foi retirada pelo comitê disciplinar da Liga de Futebol Profissional da França (LFP). O atacante holandês é o vice-artilheiro da liga, com 14 gols, cinco a menos do que Mbappé. Além disso, tem nove assistências.

— Nós fizemos um ótimo trabalho no primeiro turno. É um pouco frustrante não estarmos tão consistentes neste início de 2021, mas ainda estamos na disputa, isso é o mais importante. Estou feliz com essa retirada do cartão. Tentarei ser importante para o meu time — declarou Depay, em entrevista coletiva na sexta-feira.

No jogo pelo primeiro turno do Campeonato Francês, o Lyon venceu o PSG por 1 a 0, encerrando um período de 13 anos sem vitórias em Paris. Aquele clássico também teve a lesão de Neymar no tornozelo esquerdo, após uma falta do volante Thiago Mendes.

Memphis Depay está confirmado para o clássico do Lyon contra o Paris Saint-Germain — Foto: Getty Images
Memphis Depay está confirmado para o clássico do Lyon contra o Paris Saint-Germain — Foto: Getty Images

Fonte: Ge