Jornal Povo

Ex-prefeito de Japeri e secretária são denunciados pelo Ministério Público

O ex-prefeito de Japeri Ivaldo Marbosa dos Santos, o Timor, bem que ensaiou uma volta à política, mas o moço terá mais explicações a dar aos eleitores.

A 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Iguaçu ajuizou uma ação civil pública contra ele e sua ex-secretária de Educação, Roberta Bailune Antunes, além de outras oito pessoas físicas e jurídicas por improbidade administrativa por causa de compras sem licitação.

Em 2014, o município adquiriu 33 mil kits de higiene e 19 mil toalhas de banho para os alunos do sistema municipal de ensino.

O Ministério Público estadual argumenta que, além de comprar materiais em número muito superior ao de estudantes, também só comprovou a entrega em apenas uma escola.

Na ação, além de servidores da comissão de licitação, também são citados os empresários que levaram os contratos.

A ação pede que os acusados sejam condenados a ressarcir os cofres, além de perder os cargos públicos e ter os direitos políticos suspensos.

Roberta Bailune foi secretária de Educação também dos sucessores de Timor, Carlos Morais (afastado ao ser acusado de facilitação do tráfico de drogas) e César Melo. Ela se candidatou a vereadora em 2018, mas não se elegeu.