Jornal Povo

Combate à pandemia da covid-19 domina debates na CMNI

A sessão plenária da Câmara Municipal de Nova Iguaçu de ontem (23) foi marcada, durante o período de tema livre, por falas preocupadas e ao mesmo que exigiam medidas urgências para conter a contaminação pelo coronavírus. Nova Iguaçu tem cumprido o protocolo do Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacinação está acontecendo de forma correta, mas os vereadores estão preocupados com todas as regiões do Estado do Rio.

Os parlamentares foram unânimes em exigir uma integração entre todos os poderes da União, para que haja uma coordenação conjunta. “É preciso que todos falem a mesma língua”, afirmou o vereador Carlos Alberto Ribeiro da Silva, Carlinhos BNH (PP). Felipe Rangel Garcia, Felipinho Ravis (Solidariedade), e Claudio Valdemir de Oliveira, Claudio Haja Luz (Republicanos) disseram que o momento é muito difícil e que a população precisa ser ajudada, tanto financeiramente quanto no aspecto do atendimento hospitalar. “Vamos ficar em casa, gente. Vamos ensinar nossos jovens que o momento não é de festa”, completou BNH.

O presidente Eduardo Reina Gomes de Oliveira, Dudu Reina (PDT) disse que a Câmara irá adotar medidas de restrição ao funcionamento da Casa. “Estamos aguardando as definições do prefeito Rogério Lisboa e também do governador em exercício Cláudio Castro”.

A sessão aprovou mensagem do Executivo, em 1ª e 2ª votações, que altera a redação da Lei nº 4.284/2013, que regulamenta o exercício da Guarda Municipal Ambiental do município de Nova Iguaçu. Com a alteração, os guardas agora poderão resgatar animais silvestres, entre outras atribuições do cargo, com a finalidade de proteção ao patrimônio ambiental.

De autoria do vereador Mauricio Morais (Avante) foram aprovadas Moções de Congratulações e Aplausos para servidores da Clínica da Família Odicéia Morais. O vereador Carlinhos BNH homenageou o enfermeiro do Samu, Cristiano Inacio de Morais, com a mesma Moção. Todos os agraciados foram reconhecidos pelo trabalho que vêm desenvolvendo, principalmente neste momento muito crítico que estamos atravessando.

Um minuto de silêncio foi respeitado pelos presentes, a pedido do presidente Dudu Reina, pelas mortes do jornalista iguaçuano Rafael Marinho e por todas as pessoas do mundo que, como Rafael, já perderam suas vidas por causa da covid. A mãe do servidor da CMNI, Alex Aragão, senhora Marlene Aragão, falecida na sexta passada, também foi lembrada. A causa da morte não foi covid.

A próxima sessão acontece amanhã, dia 24, às 10 horas.