A Prefeitura de Nova Iguaçu criou um serviço para que a população possa comunicar estabelecimentos que não estejam cumprindo o decreto municipal, do último dia 22, de não funcionamento de algumas lojas do comércio. Essa medida tem como objetivo intensificar a prevenção e o enfrentamento da pandemia do coronavírus Covid-19 na cidade.
Somente podem funcionar farmácias, clínicas, laboratórios, supermercados, mercados de pequeno porte, armazéns, lojas de conveniências, hortifrútis, peixarias, açougues, aviários, padarias, lanchonetes, lojas de materiais de limpeza e higiene pessoal, clínicas veterinárias, pet shops e casas de material de construção e ferragens. Também seguem permitidos serviços de delivery e entrega pelos estabelecimentos ou por aplicativos.
Após receber a comunicação de um estabelecimento descumprindo o decreto, uma equipe da Ordem Pública da Secretaria Municipal de Segurança Pública vai ao local e, em um trabalho de conscientização, orienta o comerciante a fechar. Caso o comerciante se recuse ou seja reincidente, ele pode ter o funcionamento da atividade embargada ou a cassação do alvará, como determina o decreto e o código de postura.
Pelo número (21) 99139-1338 do WhatsApp também é possível comunicar à Prefeitura sobre aglomerações e outras situações que possam trazer riscos à população. Os outros canais de comunicação são o telefone (21) 2666-0175 ou pelo e-mail [email protected].
Outras medidas tomadas pela tomada pela Prefeitura no combate ao coronavírus Covid-19:
– Escolas e creches fechadas neste período
– Hospital Geral de Nova Iguaçu e Maternidade Municipal Mariana Bulhões: visita ao paciente restrita a uma pessoa por dia
– Suspensão de cirurgias eletivas;
– Redução de 50% da capacidade de lotação dos ônibus.
– Proibição da circulação de ônibus de turismo no município.
– Prova de vida dos servidores inativos da Prefeitura de Nova Iguaçu suspensa por 15 dias, assim como todo atendimento do Instituto de Previdência de Nova Iguaçu (Previni);
– Concursos da Guarda Municipal e seleção de estagiários Procuradoria Geral do Município adiados;
– Programas, projetos, atividades e capacitações oferecidas Prefeitura de Nova Iguaçu suspensas;
– Equipamentos públicos como a Casa de Cultura, Vila Olímpica e o Centro Olímpico fechados.
Fonte: PMNI