Jornal Povo

Nova Iguaçu fecha o cerco contra aglomerações:Ordem urbana em ação

Em todo o planeta, a ordem é evitar as aglomerações para conter a disseminação do novo coronavírus.
Infelizmente, o descontrole de casos de Covid-19, tendo como resultado um número assustador de óbitos, não acendeu o sinal de alerta de parte da população. Em diversos lugares, os eventos com grande concentração de pessoas, que ignoram as medidas sanitárias fundamentais para reduzir o risco de transmissão da doença, apontam para o aumento do número de casos que
resultam em mortes.

Em Nova Iguaçu, a Prefeitura está em alerta máxima e realiza ações diárias para conter o
avanço da pandemia. Superintendente de Controle Urbano, órgão subordinado à Secretaria de Governo, Evandro Frossard, comanda uma equipe com dezenas de agentes, que atuam com diversos órgãos da Prefeitura nas ações de fiscalização e no combate a irregularidades.


“Apesar, de todos os esforços, com empenho de vários órgãos da prefeitura, do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) e do 20° BPM (Mesquita), o principal e fundamental é a utilização de máscara, álcool em gel, lavar as mãos e manter o distanciamento. Respeito às medidas determinadas é o básico e importante para controle da Covid-19 e inibição da sua propagação”, enfatiza Frossard.

Denúncias


De acordo com ele, as ações ocorrem de forma planejada e orquestradas por denúncias. Somente no último final de semana foram 15 denúncias de aglomerações registradas pela Prefeitura de Nova Iguaçu. As ações resultaram em 14 auto de embargos; quatro notificações; e 18 orientações, com comunicado.

Os locais que tiveram ações das equipes de fiscalização foram: Centro, Austin, Comendador Soares, Marco II,
Cerâmica, Santa Rita, Vila de Cava, Miguel Couto, Adrianópolis, Jardim Tropical, Viga, Prata, Monte Líbano, k11,
Bairro da Luz, Alvorada, Valverde, Palhada e Tinguá.

Foram 122 notificações, de sábado , domingo e segunda.


Os agentes também realizaram ações informativas e mais de 100 orientações sobre o Decreto do prefeito Rogério Lisboa sobre as medidas restritivas, em conjunto com as equipes do Controle Urbano, Secretaria de Segurança Publica Municipal dando apoio as denúncias,Meio Ambiente, Defesa Civil, Trânsito, Proeis e o apoio do 20° Batalhão de Polícia Militar.

Foram 122 notificações, de sábado , domingo e segunda.