Jornal Povo

Atenção:”Chuva de 130 mm e frio abaixo de 3 ºC: veja alertas da meteorologia”

A previsão do tempo também não traz boas notícias para áreas de produção de milho segunda safra, que devem continuar sofrendo com a seca

Uma frente fria continua avançando pela costa do Brasil e já está na altura do Sudeste. O sistema mudou o tempo, trazendo nebulosidade, mas apenas a faixa leste da região registrou chuva.

Outro destaque das últimas 24 horas foi a geada no Sul, nas regiões de serra. Em Urupema (SC), por exemplo, os termômetros chegaram a marcar 1,4 ºC na madrugada desta terça-feira. Contudo, regiões produtoras não foram atingidas, pois nelas a temperatura não caiu tanto assim.

Nos próximos cinco dias, de 14 a 18 de abril, a chuva se concentra no norte do país, com atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Os acumulados previstos variam de 70 a 130 milímetros.

No interior da região sul, volta a chover aos poucos, mas os acumulados devem ficar entre 15 e 30 milímetros apenas. Sobre a temperatura, nesta quarta-feira, 14, pode gear novamente na serra catarinense, com temperaturas abaixo de 3 ºC.

No Sudeste, a precipitação também não será muito relevante, variando de 5 a 15 milímetros na faixa leste de São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Na última semana do mês, choverá no Norte e no Sul do Brasil, mas a porção central deve continuar sem acumulados significativos, o que pode prejudicar as lavouras de milho segunda safra.

Previsão do tempo para os Estados Unidos

O frio no norte do cinturão de grãos dos Estados Unidos está bastante severo, com temperaturas mínimas próximas de 0 ºC. Com isso, o solo está inadequado para que os agricultores norte-americanos comecem o plantio. Nessa área, não chove muito, no máximo 15 milímetros.