Jornal Povo

RJ:Governo do estado lança o ‘Bairro Seguro’ em maio. Saiba os detalhes do programa

RIO – Agentes da Polícia Militar (PM) do Rio devem iniciar, em maio, uma nova ação de patrulhamento voltada para pelo menos 24 bairros da capital escolhidos pelo governo estadual para serem os primeiros a receber o programa “Bairro Seguro”, que replica a lógica de policiamento de proximidade aplicada pelo “Segurança Presente”, em operação desde 2014. A iniciativa foi anunciada pelo governador em exercício Cláudio Castro neste fim de semana.

— Vamos lançar o programa no mês que vem, em grande parte dos bairros da capital, com o objetivo de diminuir a criminalidade e reforçar a sensação de segurança das pessoas. O ‘Segurança Presente’ é muito ligado às áreas de turismo e comércio, mas nós queremos chegar onde as pessoas moram. A ideia é que as crianças possam se sentir seguras brincando na rua, por exemplo — afirmou Castro, no cargo desde agosto passado e no aguardo do desenrolar do processo de impeachment do governador afastado Wilson Witzel (PSC).

De acordo com a administração estadual, cerca de 378 policiais atuarão na primeira etapa do programa — 270 como efetivo fixo e 108 em Regime Adicional de Serviço (RAS), com horas extras pagas para garantir o policiamento.  Há uma previsão de que a estrutura da operação conte com 81 viaturas. Castro explicou que os profissionais estão recebendo treinamento específico para atuarem em áreas residenciais:

— Nossas operações precisam ser feitas com inteligência. Não podemos ter inocentes morrendo, policiais morrendo. Começaremos pela capital e, depois, estenderemos o programa para a Baixada Fluminense e o interior — disse o governador.

Foco nas zonas Norte e Oeste

Os 24 bairros da capital inicialmente contemplados pelo “Bairro Seguro” estão divididos predominantemente pelas zonas Norte (com 11 bairros) e Oeste (com 10). Na Zona Sul, serão três localidades. A lista, que ainda será divulgada na íntegra, inclui bairros como Cachambi, Pavuna, Campo Grande, Itanhangá, Sulacap, Barra da Tijuca e Leme. A escolha das áreas, segundo o governo, foi feita com base em dados de criminalidade do Instituto de Segurança Pública (ISP).