Jornal Povo

Operação mira falsos despachantes que agem diante da sede do Detran-RJ, no Centro da cidade

Uma operação realizada nesta quarta-feira conduziu à delegacia nove homens que atuavam de maneira irregular como despachantes diante da sede do Detran-RJ, na Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade. Todos responderão pelo crime de exercício ilegal da profissão. Investigações apontaram que os suspeitos chegavam a cobrar para intermediar serviços realizados gratuitamente pelo órgão, valendo-se do desconhecimento dos cidadãos.

Além disso, segundo a 4ª DP (Praça da República), onde o caso foi registrado, esses homens muitas vezes dão a entender que são funcionários do Detran, ou mentem aos interessados sobre serem despachantes regularizados. Em algumas ocasiões, os aliciadores agem de forma ostensiva, cercando os usuários até mesmo de maneira intimidatória.

– A operação tem o objetivo de combater a ação de pessoas, conhecidas como “zangões”, que ficam na porta do Detran abordando de forma ostensiva os motoristas que procuram atendimento. Eles agem de maneira maliciosa, se aproveitando da falta de conhecimento dos cidadãos, para obter vantagem oferecendo serviços que o Detran realiza de forma gratuita. Muitas vezes dão a entender que são funcionários do órgão e em outras se passam por despachantes, de forma ilegal –  detalhou a delegada Patricia Aguiar, titular da 4ª DP.

A Operação Zangão contou com policiais civis da 4ª DP e agentes da Corregedoria do Detran-RJ, que, nos últimos dias, filmaram a atuação dos despachantes ilegais no local. PMs da Operação Centro Presente também deram apoio à ação.

– Vamos intensificar essas ações da Corregedoria para, cada vez mais, coibir a atuação de falsos despachantes. Estamos atentos para que a população não se deixe levar por falsas promessas, tendo que pagar por serviços gratuitos do departamento – afirmou Adolfo Konder, presidente do Detran-RJ.

De acordo com o órgão, ações de fiscalização como a desta quarta-feira acontecem regularmente. Em 2020, ainda segundo o informado pelo Detran-RJ, cerca de 30 pessoas foram levadas para a delegacia sob a acusação de exercício ilegal da profissão de despachante.