Jornal Povo

Município de Belford Roxo terá o primeiro museu vivo em Areia Branca

Esse esforço de constituir o primeiro Museu da cidade já segue sendo realizado a pelo menos dois anos . A ideia é consolidar agora um espaço museal, que será o primeiro de Belford Roxo , onde História, Cultura e Patrimônio da cidade estarão entrelaçaos com as questões nacionais e globais com as quais se relacionam e oferecidos em forma de exposições ao povo da cidade.
O Museu Vivo de Areia Branca filia-se a tradição da Museologia Social onde a função primeira de um Museu, que é a de encantar e seduzir para o conhecimento, divide espaço com a de ser um espaço de se apresentar como um fórum e reivindicação das lutas sociais de seu territorio.
O Museu também se constituirá como um Museu de Percurso ou EcoMuseu. As ruas, os ambientes, a memória as manifestações culturais e as vivências do bairro de Areia Branca, território rico em História, e adjacentes constituirão seu roteiro de visitação e seus “acervos vivos” assim como sua sede física que abrigará exposições temporarias e permanentes. Esse ano o Museu pretende inaugurar essa sede fisica no bairro centro do bairro.

O Museu Vivo de Areia Branca, como todo equipamento cultural coletivo, pretende estabelecer um dialogo direto com as redes escolares apresentando a rica história da cidade e dos municípios da Baixada Fluminense aos alunos e professores assim como oferecer um espaco rico de interesses culturais, artísticas e patrimoniais colaborando para a experiência educacional de alunos e alunas da região.
Por fim o Museu conta com o apoio entusiasmado do Museu Vivo do São Bento, da APPH CLIO para seu início de caminhada nessa fase nova de instalação e já estabelece diálogo com a Rede Estadual de Museologia Social, a Superintendencia Estadual de Museus e com o Instituto Brasileiro de Museus.

Mas o Museu Vivo de Areia Branca foi pensado e continuará sendo direcionado como Museu do povo belforroxense apresentando suas lutas, seus dramas, suas virtudes e suas esperanças. E é com essa motivação que estamos convidando todos e todas a particar de sua construção e gestão.

Vida longa ao Museu Vivo de Areia Branca. Estou muito feliz em poder ajudar nessa jornada.
Professor Antonio Augusto.

Por: Renato Muniz Jornalista e apresentador dos programas Brasil em Ação TV Cultura e Municípios em Ação TV Metropolitana Rio.