Jornal Povo

Capacitação de gestores e produtores culturais chega a Queimados

Thiago Ramires e Priscila Seixas, da Burburinho Cultural, ministram a capacitação em Queimados.

Burburinho Cultural oferecerá durante uma semana uma capacitação gratuita para um grupo de gestores e produtores culturais do Estado do Rio de Janeiro no CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, em Queimados, Rio de Janeiro. A iniciativa, pioneira no município, é uma parceria da produtora carioca com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Queimados e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

A “Imersão Burburinho”, como é chamada a iniciativa, é composta por ações virtuais e presenciais, com o intuito de preparar gestores e produtores culturais do Estado do Rio a criarem, estruturarem e realizarem os seus projetos culturais, democratizando o conhecimento no campo da cultura para diversos profissionais. Criado inicialmente para profissionais apenas do Estado do Rio, o projeto ainda acolheu inscritos de outras regiões, como Minas e Brasília, tamanha a procura. Foram selecionados por chamada pública trinta fazedores de cultura para a formação, que se iniciou em março com encontros on line. Após essa primeira etapa, os alunos passaram pela fase de vídeo aulas, com conteúdo sobre produção cultural criado exclusivamente para a imersão, que hoje pode ser assistido por qualquer interessado, gratuitamente, na internet, pelo link: bit.ly/2PY51NA

A imersão se estrutura em cinco temas principais que no geral são as grandes dificuldades do profissional de cultura: formatação de projetos; captação de recursos; editais de cultura; prestação de contas e a prototipagem de um projeto real. “Existe uma grande carência no setor, que vai da criação a prestação de contas, especialmente quanto a possibilidades de levantar um projeto e ter a sua sustentabilidade”, ressalta Thiago Ramires, um dos criadores e facilitadores do curso. “Capacitar fazedores de arte e gestores no território da Baixada Fluminense é fundamental para viabilizar a descentralização dos recursos públicos no campo da cultura.”, complementa Priscila Seixas, também uma das criadoras e mediadoras da capacitação.

A iniciativa faz parte de uma série de ações que a Burburinho vêm realizando em 2021 para comemorar os seus 15 anos de produções culturais pelo país, prezando pela desconcentração da arte e da cultura, projetos autorais, formação na área e iniciativas com impacto social e educacional.

Serviço: Imersão Burburinho / Local: CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados. Rua Macaé, 430. São Roque, Queimados, Rio de Janeiro. / Data: 24 a 28 de maio de 2021. / Hora: Das 10h às 17h./Gratuito.

Fonte:JB.