Jornal Povo

Facebook anuncia pop-up informativo e punição para perfis que compartilham desinformação com frequência; entenda

O Facebook anunciou nesta quarta-feira novas medidas contra a desinformação em sua plataforma. As ações miram páginas e perfis pessoais que compartilham com frequência conteúdos falsos checados por agências de verificação parceiras do Facebook.

Uma das mudanças é que a rede social passará a exibir um pop-up, quando um usuário curtir uma página que frequentemente compartilha desinformação checada por agências de verificação parceiras do Facebook, com informações sobre o programa de verificação de fatos da plataforma. A ideia é fornecer mais contexto sobre as páginas que compartilham afirmações falsas quando o usuário curti-las.

Outra medida anunciada nesta quarta-feira é a redução da distribuição de todas as publicações de contas individuais que compartilharem com frequência conteúdo falso. O algoritmo do Facebook já reduzia o alcance de postagens falsas, mas agora a medida valerá para todas as publicações do perfil, que aparecerá consequentemente menos no feed. Medidas semelhantes já valiam para páginas, grupos, contas do Instagram e domínios que compartilham desinformação.

O Facebook também informou que reforçará a notificação sobre conteúdos verificados, o que inclui o artigo do verificador de fatos desmentindo a alegação e uma solicitação para compartilhar o artigo com seus seguidores. Também haverá um aviso de que as publicações de pessoas que compartilham informações falsas com frequência podem ter alcance reduzido no feed de notícias da rede.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.