Jornal Povo

Governo vai entregar 80 novas viaturas ao Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira

Renovação da frota vai atender, principalmente, em operação de combate a incêndios florestais no território estadual

Rio – O Governo do Estado irá entregar 80 viaturas novas ao Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira. As picapes automáticas com tração nas quatro rodas serão entregues pelo próprio governador Cláudio Castro. Os veículos fazem parte da renovação da frota das forças estaduais cujo investimento, segundo a Secretaria de Estado, foi de cerca de R$ 12 milhões, oriundos da arrecadação da Taxa de Incêndio. Os novos carros serão usados em vários quartéis no combate ao fogo na mata e permitirão agilizar a chegada dos militares às áreas mais acidentadas.

“Esses veículos serão para o atendimento à população e foram adquiridos com o dinheiro da taxa que todos nós pagamos. É um exemplo para todos: mostra que o imposto se transforma em benefício para a sociedade. É fundamental que o Corpo de Bombeiros tenha uma frota e equipamentos modernos para continuar prestando esse serviço de qualidade que tanto orgulha o nosso estado”, destacou Castro.

De acordo com o governo, as unidades zero quilômetro reforçarão a Operação Extinctus, que também será lançada nesta segunda-feira pelo Corpo de Bombeiros, no Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento, em Guadalupe. A ação do grupo vai atuar pelo quarto ano consecutivo de forma preventiva no combate aos incêndios florestais no Estado.

Além dos novos veículos, a operação contra os focos em vegetação também conta com helicópteros, caminhões de transporte de tropa e viaturas do tipo autobomba, com capacidade para atuar em qualquer tipo de cenário.

Para o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, a chegada das novas viaturas é fundamental para o serviço de combate aos incêndios florestais.  “Os veículos agilizam a chegada a locais de difícil acesso, evitando que o incêndio se alastre e ganhe maiores proporções”, explica o coronel.