Jornal Povo

Morreu por alguns minutos. Não sei se voltará a jogar’, diz médico que trabalhou com Eriksen no Tottenham

Eriksen já está acordado, de acordo com última informação da seleção da Dinamarca Foto: WOLFGANG RATTAY / Pool via REUTERS

O meio-campista da Dinamarca, Christian Eriksen, que neste sábado sofreu uma parada cardíaca durante a partida da Eurocopa contra a Finlândia, não tinha patologias anteriores. A informação foi confirmada pelo seu ex-médico no Tottenham, Sanjay Sharma, que considerou que ele morreu “por alguns minutos” e que “sua carreira no futebol possivelmente acabou.

— Claramente, algo deu terrivelmente errado. Mas eles conseguiram recuperá-lo. A questão é o que aconteceu e por que aconteceu. Esse homem fez exames normais até 2019, então como essa parada cardíaca pode ser explicada? — questionou o médico e professor de cardiologia esportiva da Universidade de St George’s, em Londres, para a agência de notícias PA.

O jogador da Inter de Milão desmaiou aos 43 minutos de jogo no Parken Stadion. Ele teve parada cardiorrespiratória e foi atendido no gramado pelos médicos, que tentaram reanimá-lo por quase 15 minutos. Só foi transferido para o hospital após estar estabilizado. Ele se encontra internado, estável e consciente.

Sharma, que trabalhou com Eriksen durante a estada do dinamarquês no Tottenham (2013-2020), considerou que o fato de o jogador estar consciente é “um sinal muito bom”. Mas, na sua avaliação, quando o assunto é voltar a jogar, ele é pessimista:

— Não sei se ele vai jogar futebol novamente. Francamente, ele morreu hoje, mesmo que por alguns minutos, mas ele morreu. Um profissional médico permitiria que ele morresse de novo? A resposta é não. A boa notícia é que ele vai viver. A má notícia é que chega ao fim sua carreira. Se vai jogar outra partida de futebol profissional não posso dizer; no Reino Unido ele não jogava, seríamos muito rigorosos — concluiu Sharma, que preside o grupo de especialistas em cardiologia da Federação Inglesa (FA).