Jornal Povo

Governo Federal entrega 576 moradias a famílias de baixa renda em Nova Iguaçu

Famílias de baixa renda da cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, realizaram o sonho da casa própria nesta quarta-feira (16). O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) entregou as chaves de mais 576 moradias do Residencial Parque Guandu, que recebeu R$ 238,1 milhões de investimento do Governo Federal. No total, mais de 2,3 mil pessoas foram beneficiadas.

Presente no evento de entrega das chaves, o secretário nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, reforçou a importância de levar moradia digna a quem mais precisa. “É uma entrega extremamente importante. Já seria assim em qualquer momento, mas é ainda mais neste contexto de pandemia em que estamos vivendo, porque possibilita que as pessoas mais vulneráveis tenham acesso a uma moradia digna e mais segura”, afirma.

O Residencial Parque Guandu conta com 2.592 unidades, das quais 2.016 já foram entregues. Restam outros 576 apartamentos, que já estão concluídos e serão entregas em data posterior a ser definida pela prefeitura municipal.

Entre os beneficiados com a nova moradia está Kélida Letícia Siqueira (na imagem à esquerda), de 35 anos. “Eu estava morando em uma casa emprestada e estou vindo para cá realizar meu sonho com minhas filhas. Estou desempregada, faço artesanato e agora vou ter até como divulgar para meus novos vizinhos. Estou muito feliz e agradeço a todos”, comemorou.

José Ricardo Freire (na imagem à direita), 49 anos, também recebeu seu novo apartamento nesta quarta-feira. Ele comemorou o fato de deixar a casa da filha, onde morava de favor. “Eu realizei meu sonho ao conseguir minha casa. Desde 2013 eu moro de favor com minha filha e consegui o meu sonho que foi a minha casa. Agradeço a Deus”, afirmou.

O condomínio Parque Guandu, que integra o Programa Casa Verde e Amarela, é composto por apartamentos de dois quartos e conta com infraestrutura completa de água, esgoto, pavimentação, iluminação pública e drenagem. O empreendimento fica ao lado do Residencial Parque Laranjeiras, que também foi entregue parcialmente pelo MDR em março de 2021.