Jornal Povo

Quem são os candidatos a governador do Rio de Janeiro em 2022?

Temos 4 candidatos que ou foram lançados ou já trataram do assunto das eleições 2022, e 4 que estão apenas no mundo do dos boatos

Falta muito mais de um ano para as eleições a governador do Rio de Janeiro em 2022. Mas já começam as movimentações dos pré-candidatos a governador. Neste sábado, 19/06, o presidente nacional do PDT,Carlos Lupi, lançou a pré-candidatura do ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

O principal nome do PSol, Marcelo Freixo, deixou o partido e caminhou para o PSB pensando nas eleições 2022. Ele espera o apoio do PT, mas Lula é Lula, e nos bastidores se diz que o presidente da Alerj, André Ceciliano, pode ser o candidato a governador.

Já Eduardo Paes (PSD) lançou no ato de sua filiação ao novo partido, o nome do presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, como candidato a governador. Mas caso ele não empolgue há quem aposte no nome do deputado federal Rodrigo Maia.

Já o PRTB pode lançar o vice-presidente do Brasil, General Hamilton Mourão. O PRTB faz muita questão de ter Mourão candidato, o que também é vontade dele. Uma candidatura ao Senado não é descartada, contudo, o interesse maior é mesmo o governo do estado do Rio de Janeiro. Mas ele também pode ser candidato pelo PTB de Roberto Jefferson.

E, claro, há o nome do governador Claudio Castro (PL) o favoritíssimo no momento. Apesar de desconhecido pela população, tem conseguido apoio de vários partidos, lançado vários projetos, além da verba da venda da CEDAE, que dará um grande impulso em sua candidatura.

Ou seja, no momento os pré-candidatos seriam:

  • André Ceciliano (PT) – boato de bastidores
  • Claudio Castro (PL) – játratou do assunto
  • Felipe Santa Cruz – lançado pelo presidente estadual do PSD e prefeito do Rio, Eduardo Paes
  • Hamilton Mourão (PRTB) – partido demonstra vontade, nunca tratou do assunto
  • Marcelo Freixo (PSB) – já tratou do assunto
  • Paulo Ganime (Novo) – participando de processo de seleção do partido
  • Rodrigo Maia – boato de bastidores
  • Rodrigo Neves (PDT) – lançado pelo presidente do partido, Carlos Lupi

Ou seja, no momento, temos 4 candidatos que ou foram lançados ou já trataram do assunto, e 4 que estão apenas no mundo do dos boatos.

Fonte: Diário do Rio.