Jornal Povo

Adversidade transformada e moda

Cria da comunidade Santo Inácio, Wallace Chagas tirou dos obstáculos o estímulo para abrir sua própria marca

Superação essa é a trajetória de Wallace Chagas, cria do Morro Santo Inácio, em Niterói, o rapaz nasceu com uma má formação no ombro direito, que o fez mudar todo o jogo da vida. Sempre com muita garra e força de vontade e acreditando em seu potencial, ele criou a própria marca, a Don Walla, que começou com peças de roupa e, hoje, ganhou novos espaços com um pilar de consultoria artística e um estúdio audiovisual. Minha família e amigos são da comunidade, onde está o meu DNA. Como já diziam os Racionais Mc’s: você sai do gueto, mas o gueto nunca sai de você. É um marco zero, onde as pessoas me conhecem pelo nome. Toda vez que preciso me encontrar é para lá que vou, diz, contando como o seu lado empreendedor surgiu.


A ideia do trabalho é dar visibilidade ao povo periférico. “No DNA da marca está o abraço ao ‘ser’ de uma forma completa. Fazemos tudo que podemos para empoderar os esquecidos, os pobres, o gueto, os pretos. Mostrar para a favela o real lugar dela no universo, que ela também pode sonhar. A produtora conta com artistas, basicamente, de origem pobre e de favela, o grande foco é tirar o gueto do anonimato e mostrar que é possível vencer, destaca.
Observando que os produtos oferecidos no mercado, de uma forma geral, não lhe caíam muito bem, Wallace precisou produzir o próprio guarda-roupa. Mal sabia ele o sucesso profissional que esse pequeno grande passo se tornaria.


“Desde que não me enquadrava na moda oferecida, as roupas ficavam inadequadas para o meu corpo perante a minha deficiência, as blusas caíam no meu ombro e isso me trazia muita insegurança. Eu sabia que essa era a minha missão, transformar pessoas com a minha moda, com a nossa filosofia.