Jornal Povo

Assistência Social segue agenda de pré-conferências em Mesquita

Nesta segunda-feira, encontro aconteceu no Centro, organizado pelo CRAS Juscelino, para definir propostas que serão levadas à conferência estadual

Com a proximidade da X Conferência Municipal de Assistência Social – está marcada para o dia 26 de julho, de forma híbrida, na Praça PEC, em Santo Elias –, a Assistência Social de Mesquita adotou uma agenda de pré-conferências para garantir o debate dos cinco eixos propostos. Na segunda-feira, dia 28, uma reunião foi realizada na Primeira Igreja Batista de Mesquita, no Centro, para discutir o eixo 1, “A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no  enfrentamento das desigualdades”.

As pré-conferências permitem que a gente se articule com antecedência, já pensando na Conferência Municipal de Assistência Social. São momentos em que podemos, juntos, definir como a gente quer que as políticas de assistência social estejam organizadas no município”, explica Erika Rangel, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e subsecretária municipal de Assistência Social de Mesquita. Na primeira pré-conferência, a integração de toda a rede municipal de assistência social, governamental e não governamental; vale-transporte para usuários em atendimento nos serviços de assistência social; e organização de espaços/fóruns voltados para a melhoria nas políticas públicas para pessoas idosas e com deficiência foram algumas das propostas elencadas para serem levadas à Conferência Municipal de Assistência Social.

Temas divididos

Nesta quarta-feira, dia 30 de junho, duas pré-conferências estão na agenda. A primeira, às 10h, será na Jacutinga, na sede da Associação Centro Social Fusão, na Travessa Terezinha 291. Ali, a ideia será trabalhar o eixo 3, “Controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a importância da participação dos usuários”. O mesmo tema entrará em pauta às 14h, no Rotary Club de Mesquita, na Avenida União 1.409, em Santa Terezinha.

Na quinta-feira, dia 1º de julho, às 14h, os trabalhos serão na Igreja A. D. Ministério Rhema Vila Emil, na Rua Vereador Carlos Carvalho 412, para discutir assuntos ligados ao eixo 2, “Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”. Encerrando a programação, no dia 2 de julho, sexta-feira, duas pré-conferências estão marcadas para o horário das 14h: uma no CRAS Chatuba, na Rua Adolfo Albuquerque 398; e a outra na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, na Avenida Robert Kennedy s/nº, no BNH. A primeira vai tratar do eixo 5, “Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências”, enquanto a reunião do BNH será sobre o eixo 4, “Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social”.

Agenda:

Dia 30 de junho, às 10h – Associação Centro Social Fusão – na Travessa Terezinha 291, na Jacutinga – “Controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a importância da participação dos usuários”.

Dia 30 de junho, às 14h – Rotary Club de Mesquita – Avenida União 1.409, em Santa Terezinha – “Controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a importância da participação dos usuários”.

Dia 1º de julho, às 14h – Igreja A. D. Ministério Rhema – Rua Vereador Carlos Carvalho 412, na Vila Emil – “Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”.

Dia 2 de julho, às 14h – CRAS Chatuba – Rua Adolfo Albuquerque 398 – “Atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências”.

Dia 2 de julho, às 14h – Escola Municipal Presidente Castelo Branco – Avenida Robert Kennedy s/nº, no BNH – “Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social”.