Jornal Povo

CMNI finda o 1º semestre deste ano com avaliação positiva

Com a presença dos 11 vereadores, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu realizou nesta manhã (30), sessão plenária que findou o 1º semestre deste ano. Todos os parlamentares avaliaram a atuação da Casa nestes seis meses, que são, também, os primeiros seis meses da atual legislatura (2021/2024). Nas palavras do presidente Eduardo Reina Gomes de Oliveira, Dudu Reina, o Poder Legislativo iguaçuano vem construindo uma harmonia de ideias, com atuação de intervenção concreta na sociedade.

– Estamos nos conhecendo nestes meses e posso afirmar que existe sinergia entre os parlamentares. Centenas de indicações parlamentares, solicitando melhorias para os bairros da cidade, já foram encaminhadas à Prefeitura e outros órgãos do Estado. Audiências Públicas para discutir temas da saúde, educação, gestão financeira e diversidade foram realizadas. Diversos projetos de lei foram aprovados. Cito alguns: o que indica ao Executivo que distribua absorventes íntimos às estudantes das escolas municipais; o que concede isenção de impostos às famílias que tenham membros com necessidades especiais; a reserva de cotas nos condomínios do programa “Casa Verde, Casa Amarela”, às mulheres vítimas de violência doméstica; a criação do Castramóvel; criação da Comenda Carmelita Brasil, entre tantos outros – afirmou Dudu.

Dois projetos foram aprovados em 2ª votação hoje. O de autoria do vereador Alexandre da Padaria incluiu no calendário oficial da cidade a Semana de Proteção aos Animais. E a mensagem do prefeito Rogério Lisboa que instituiu o serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho e as comissões internas de prevenção de acidentes (cipas) no âmbito da administração municipal.
Agraciado pelo presidente Dudu Reina com a Medalha de Mérito Comendador Soares, Mario Henrique da Conceição Vieira fez questão de agradecer a homenagem. Ele é um exemplo de empreendedor de sucesso. Filho de pai vassoureiro e mãe manicure, ele transformou uma empresa do segmento da saúde em um grande conglomerado no município de Nova Iguaçu, gerando receita e centenas de empregos. A entrega da Comenda irá acontecer assim que não houver mais riscos por causa da pandemia causada pelo corona vírus.
A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 3 de agosto. A Câmara Municipal continua funcionando normalmente, no horário de 9h às 18h.