Jornal Povo

Vacinação no Rio: Paes anuncia nova aceleração no calendário; pessoas de 42 a 37 anos serão vacinadas até o dia 17

No Twitter, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou uma nova aceleração no calendário da vacinação contra a Covid-19 da cidade nesta quinta-feira. Nas próximas duas semanas, o município vacina pessoas de 42 a 37 anos. Segundo o cronograma antigo, esse grupo teria encerrada a aplicação da primeira dose em 4 de agosto. Com a nova antecipação, ele será vacinado até o dia 17 de julho — uma diferença de 20 dias. Em entrevista à GloboNews, Paes falou que a nova meta da prefeitura é vacinar toda a população adulta do Rio até meados de agosto.

— A prefeitura do Rio tem capacidade para vacinar 80 mil pessoas por dia, estamos na metade disso. Havendo mais vacina a gente teria condições de acelerar muito mais. Mas de qualquer maneira já estamos muito adiantados, inclusive em relação ao segundo calendário que propusemos, em que todos vacinados até o dia 31 de agosto. Vamos adiantar cerca de 20 dias em relação ao último calendário — disse Paes ao antecipar o novo calendário em entrevista à GloboNews.

Nova aceleração no calendário
Nova aceleração no calendário Foto: Twitter / Reprodução

O calendário oficial divulgado no último dia 18 previa a vacinação de toda a população adulta da cidade até 31 de agosto. Embora esta previsão não tenha sido atualizada, o cronograma de imunização do município sofre agora a sua segunda alteração.

Nesta quinta-feira, na vacinação por idade, os postos do Rio recebem pessoas com 44 anos ou mais. Mulheres se vacinam no turno da manhã, e homens, no da tarde. Grávidas, puérperas e lactantes se vacinam em qualquer dia. Amanhã, sexta-feira, pessoas com 43 anos ou mais serão atendidas.

Gestantes e puérperas com comorbidades recebem a primeira dose todos os dias. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da capital, para gestantes e puérperas com comorbidades serão utilizadas as doses disponíveis da CoronaVac e da vacina da Pfizer/BioNTech.