Jornal Povo

Adilson Freitas voltou ao posto em Nilópolis para nova dose da AstraZeneca

A Secretaria municipal de Saúde de Nilópolis está convocando as pessoas identificadas de terem recebido as doses vencidas da AstraZeneca para que sejam novamente vacinadas. Profissionais de saúde entraram em contato com este grupo durante o fim de semana para orientar que procurassem o posto montado na Igreja do Nazareno. Levantamento feito com base em dados do Ministério da Saúde apontou que cerca de 26 mil pessoas podem ter sido vacinadas com o imunizante fora do prazo de validade. Algumas cidades negaram a aplicação fora do prazo. Em Nilópolis, até 11h15, a prefeitura confirmou que 25 pessoas foram revacinadas dentre as 210 que teriam tomado doses vencidas. Segundo o levantamento, a cidade teria aplicado 852 doses após o vencimento.

Em nota, a Secretaria municipal de Saúde confirmou que está fazendo o levantamento, desde sexta-feira, dos casos que tenham recebidos os imunizantes vencidos. O contato com os moradores é feito por telefone e com conferência do cartão de vacinação. “De antemão, os casos que se confirmam, já estão sendo convocados para se revacinarem no Posto Central, caso tenha passado 28 dias desde a última dose. Até o momento, já foram aplicadas 25 doses nesta situação”, diz trecho da nota.

A moradora de Nilópolis Patrícia Batista, de 43 anos, recebeu a ligação dos profissionais do posto sábado e foi convocada para uma nova dose. Ela havia tomado, em 9 de junho, a vacina do lote vencido.

— Me ligaram dizendo que eu tinha tomado a vacina vencida e tinha que comparecer no posto.

O aposentado Adilson Freitas, de 50 anos, também foi avisado por telefone.

— Ligaram no sábado e informaram que tinha um problema com a minha vacina e que era pra eu comparecer ao posto — disse.

No posto, o profissional que aplicava a vacina mostrava a seringa e o frasco com a data de validade. O protocolo fez com que a cuidadora Andréia Barroso, de 56 anos, se sentisse mais segura. Ela tomou a primeira dose da AstraZeneca no dia 8 de junho. Ela não foi contatada, e compareceu ao posto por conta própria.

— Eu vi isso da vacina vencida porque minha filha viu na internet. Até achei que era coisa de internet, mas deu nos jornais. Eles tinham que ter conferido a validade antes — desabafa.

Sem riscos à saúde

A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, a médica Isabella Ballalai, explica que ter tomado a vacina após a data de validade não representa riscos à saúde.

— A gente não tem dados para afirmar que vai ser eficaz ter tomado a vacina mesmo após o vencimento. Mas se alguém recebeu a vacina de um lote vencido isso não vai trazer nenhum prejuízo para a saúde. A vacina não vai fazer mal, a dúvida é se ela vai proteger.

Na dúvida, segundo a especialista, o ideal é que as autoridades de saúde pública garantam refazer as doses nesses casos.

Em relação a isso, a Fiocruz aguarda até o final desta semana os resultados de um estudo produzido pelo Instituto Serum, da Índia, a pedido do Programa Nacional de Imunizações, para avaliar o tempo de duração da eficácia da vacina após a sua fabricação, ou seja, se o prazo para aplicação pode ser maior ou não que a validade estabelecida no registro do imunizante. A partir disso, segundo a instituição, o Programa Nacional de Imunizações definirá se há necessidade de revacinação.