Jornal Povo

Festival Gosto da Amazônia começa no Rio de Janeiro

De 9 a 25 de julho, no Festival Gosto da Amazônia casas do Rio, Niterói e Nova Iguaçu servirão pratos preparados com o pirarucu selvagem de manejo

De chefs estrelados a botecos descolados, 77 casas do Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu participam, de 9 a 25 de julho, do Festival Gosto da Amazônia RJ. O público vai poder experimentar as mais diversas receitas preparadas com o pirarucu selvagem de manejo, o maior peixe de escamas de água doce do mundo. A ideia é divulgar e incentivar o consumo do pirarucu, cada vez mais valorizado na gastronomia, além de gerar renda para as comunidades ribeirinhas e indígenas que contribuem para a conservação de mais de 11 milhões de hectares da Amazônia.

O evento, que em 2019 foi realizado no CADEG e no Shopping Uptown, estreou em São Paulo no ano passado e seguirá para Brasília em setembro, após nova passagem pelo Rio de Janeiro, desta vez com presença também em Niterói e Nova Iguaçu. O Festival contará com casas tradicionais, estabelecimentos recém-abertos, bares da Zona Sul, restaurantes da Zona Norte, e muitos participantes das edições anteriores, com petiscos e pratos para todos os gostos e preferências. “O exótico se torna próximo, o festival traz uma coisa que você leva para o imaginário. Boa parte dos chefs que receberam o peixe não conhecia e esse despertar da curiosidade surpreendeu muito positivamente no primeiro festival, em 2019, mudando o patamar do Uptown, por exemplo”, conta Marcelo Barcellos, do Barsa.

Vanor Di Mare, restaurante especializado em frutos do mar em Nova Iguaçu, que há 15 anos faz sucesso na Baixada Fluminense, colocou o pirarucu no cardápio pela primeira vez para participar do evento, e espera receber pessoas de todos os cantos do Rio de Janeiro. “Queremos ter essa experiência e o reconhecimento em meio a tantos restaurantes bacanas”, conta Ronnie de Oliveira, proprietário da casa, que preparou uma moqueca de lombo de pirarucu com banana à milanesa e crispy de cebola, servida com risoto de camarão e pirão.