Jornal Povo

FIA Abre 600 Vagas Para Programa Dedicado A Jovens Carentes Em Nova Iguaçu

A Fundação para a Infância e Adolescência abriu no último dia 1º de julho 600 vagas para o Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA). O Programa tem como público-alvo adolescentes com idade entre 15 e 16 anos em vulnerabilidade social. As novas turmas iniciarão o curso na última semana de agosto, entre os dias 23 e 27.

Com duração de três meses, em um total de 320 horas, o programa tem como propósito oferecer um curso de capacitação de modo a garantir uma formação entre as disciplinas escolares e os conhecimentos aplicados no mundo do trabalho. Após a conclusão do curso, o Programa tem por objetivo oferecer ao adolescente uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho, através de articulações entre a FIA com instituições públicas e privadas.

Segundo o gerente do PTPA, o programa desde a sua implantação até o ano de 2020, atendeu cerca de 52.000 adolescentes, incluindo formação e encaminhamento para estágio laboral em diversas Secretarias do Estado e em algumas empresas privadas.

“A inserção dos adolescentes no programa aparece, na atualidade, como ação de primeira importância de enfrentamento às desigualdades que estruturam a nossa sociedade. A participação destes adolescentes no curso multidisciplinar, oferecido pelo PTPA com o viés acadêmico de relevância da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, possibilita o contato com diferentes saberes e pessoas, fortalecendo a percepção de cada um enquanto indivíduo ativo da sociedade e seu papel como cidadão”, conta Rafael Fróes da Silva, gerente do PTPA.

O curso de capacitação multidisciplinar tem como disciplinas: matemática e Raciocínio Lógico; português e Redação; Tecnologia e Mídias Sociais; Teatro, Música e Produção Artístico-cultural; humanidades Aplicadas; Noções Administrativas e Financeiras; Resiliência.

“O PTPA é motivo de muito orgulho. Os adolescentes têm a oportunidade de serem preparados por uma equipe técnica de qualidade na conjugação de esforços da FIA/RJ com a UERJ. É um curso que os prepara para a vida”, diz presidente da FIA, Cléo Hernams.

Em Nova Iguaçu o polo fica na Av. Henrique Duque Estrada Meyer, 149, no bairro da Posse. Maiores informações e para realizar a sua inscrição, basta acessar https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSesFQZhKgACfcLL9qhbTJZSV-vowgxk2Cw3WlrTd2Qdzaa-bw/viewform