Jornal Povo

Ônibus, metrô e trem do Rio aceitam pagamento por aproximação com celular

Riocard Mais anuncia Cartão Digital para pagar passagens de ônibus, metrô, trem e afins com o celular por aproximação (NFC)

Os moradores do Rio de Janeiro já podem pagar as passagens de ônibus, metrô, trem e afins com o seu smartphone. Nesta segunda-feira (5), os modais da região começaram a aceitar o pagamento por aproximação (NFC) através de um aplicativo da Riocard Mais. O recurso está limitado a celulares Android e não tem previsão para chegar ao iPhone.

A transação é realizada pelo aplicativo Cartão Digital + Valida Mais, antes conhecido como Valida Mais. Pelo app, é possível criar um Cartão Digital Riocard Mais para pagar as passagens via NFC. Depois, o usuário só precisa colocar crédito no bilhete eletrônico, acionar o recurso e aproximar o celular do validador para fazer o pagamento.

O recurso já está disponível em ônibus municipais e intermunicipais, BRT, metrô, trem e em boa parte das vans legalizadas. Ainda assim, nem todos os validadores contam com suporte à nova tecnologia até o momento. Mas é possível verificar o ritmo de adoção do recurso através desse site: aceitocartaodigital.riocardmais.com.br.

Segundo o site na manhã desta terça-feira (6), 86% dos validadores do metrô já têm suporte ao pagamento da passagem por aproximação. Em relação aos trens, a tecnologia está disponível em 94% dos dispositivos. A exceção fica para as estações Central, Honório Gurgel, Lages, Magé, Mangueira e Senador Camará.

A plataforma ainda exibe o aviso “em breve” ao selecionar alguns modais. É o caso das barcas, do corredor TransOlímpica (BRT) e do VLT. Além disso, a tecnologia já se encontra presente em 18% das estações do corredor TransCarioca e 27% do corredor TransOeste. Quanto aos ônibus, a proporção varia de acordo com as empresas.

“Com a substituição gradativa dos validadores, o novo cartão vai ter o seu alcance ampliado, facilitando ainda mais a experiência do cliente. Mas como é uma novidade, não tem ainda todas as aplicações já disponíveis em outros dispositivos de pagamento”, disse Melissa Sartori, gerente de marketing da Riocard Mais. “Por enquanto, funciona apenas como cartão Expresso e não é capaz de fazer ainda integrações entre meios de transporte”.

Cartão Digital Riocard Mais já está disponível para Android

Para ter acesso à novidade, é preciso ter um celular Android com NFC. Depois, será necessário instalar o aplicativo Cartão Digital + Valida Mais no smartphone, realizar o cadastro e criar um novo Cartão Digital pela própria plataforma. O app está disponível para download gratuito na Google Play Store (play.google.com).

Após realizar o procedimento, será preciso recarregar o novo passe. A plataforma para incluir saldo no Cartão Digital permite que o pagamento seja realizado através de cartões de débito ou crédito e via Pix. Depois, em um ônibus, por exemplo, é só apertar em “Pagar passagem”, digitar a senha e aproximar o celular do validador.

Não é preciso ter acesso à internet para realizar o pagamento de passagens.