Jornal Povo

Pessoas a partir de 39 anos são vacinadas nesta quinta-feira em Mesquita

Três postos realizam aplicação de primeira dose na imunização contra covid-19 em Mesquita, que também está disponível a todos que fazem parte dos grupos já convocados, mas ainda não receberam a vacina

Mesquita vacina com a primeira dose contra covid-19 nesta quinta-feira, dia 8 de julho, principalmente as pessoas a partir de 39 anos de idade. Além disso, estão convocados também todos que estão inseridos em algum dos grupos prioritários, mas ainda não receberam a primeira dose.

Ou seja, Mesquita vacina profissionais e estagiários da área da saúde, profissionais da educação, profissionais de forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, metroviário, ferroviário, transportes aéreos e aquaviários; trabalhadores portuários e industriais; e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente; e gestantes, puérperas e lactantes – estas últimas, que deram à luz nos últimos 24 meses – podem buscar a primeira dose da vacina contra covid-19, desde que tenham a partir de 18 anos.

Documentos

As lactantes devem apresentar a certidão de nascimento da criança, comprovando que o bebê nasceu nos últimos dois anos. Grávidas e puérperas a partir de 18 anos de idade devem apresentar original e cópia do relatório/pedido médico. As pessoas a partir de 39 anos devem apresentar comprovante de residência de Mesquita, CPF e RG. Profissionais da Educação apresentam, obrigatoriamente, encaminhamento emitido pela própria Secretaria Municipal de Educação, que já foi enviado às unidades escolares.

Profissionais de forças de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, metroviário, ferroviário, transportes aéreos e aquaviários; trabalhadores portuários e industriais; e trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos precisam apresentar comprovante de vínculo empregatício ativo com uma destas categorias, além do comprovante de residência de Mesquita.

Quem tem alguma das comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde apresenta, além do comprovante de residência do município, original e cópia de prescrição ou relatório médico. Mas, especificamente no caso dos hipertensos e diabéticos, é possível comprovar com a última receita nominal prescrita pelo médico. Os profissionais e estagiários da área da saúde precisam comprovar vinculação ativa com serviço de saúde ou apresentar declaração emitida pelo serviço de saúde. Além disso, moradores de Mesquita que trabalham em outra cidade têm de apresentar comprovante de residência.

Pessoas com deficiência permanente

Além disso, pessoas com deficiência permanente também precisam apresentar comprovante de residência de Mesquita. De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, “a deficiência deverá ser preferencialmente comprovada por meio de qualquer documento comprobatório, incluindo qualquer laudo da rede pública ou particular, independente de prazo de validade, que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência; ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência”.

Segunda dose

Quem tomou a primeira dose de AstraZeneca ou CoronaVac e já está no prazo para receber a segunda dose pode, então, se dirigir a qualquer um dos três postos com vacina contra covid-19 da cidade. Isso porque tanto o drive-thru quanto as clínicas da Família Jacutinga e São José têm espaços exclusivos para a aplicação de segunda dose.

Postos de vacinação em Mesquita:

– Drive-thru do Paço Municipal – Entrada pela Avenida Brasil, na Coreia. Segunda a sexta, das 8h às 16h. Sábado, das 8h ás 14h.

– Clínica da Família Jacutinga – Rua Barão do Rio Branco s/nº. Segunda a sexta, das 8h às 17h. Sábado, das 8h ao meio-dia.

– Clínica da Família São José – Avenida União 676, em Santa Terezinha. Segunda a sexta, das 8h às 17h. Sábado, das 8h ao meio-dia.