Jornal Povo

Iguaçuano João Silva atleta de handebol vai disputar sonho olímpico em Tokio

João Pedro Francisco da Silva é um atleta Iguaçuano que atua como jogador de Handebol no clube Puente Genil na Espanha, e lista entre os 21 convocados pela Seleção Brasileira de Handebol para disputar o sonho Olímpico de Tokio 2020. Conhecido como “João Silva”, cria da casa iguaçyana,  morador de  Comendador Soares, fez parte das Olimpíadas do Rio 2016 e  agora ve novamente o sonho olímpico:” Tokio 2020″. João Silva, atleta da Seleção Brasileira de Handebol, teve sua formação em Escola Pública no bairro de Comendador Soares(Nova Iguaçu). Nascido em 29 de janeiro de 1994 na Cidade Iguaçuana, tem em sua trajetória desportiva o apoio da família e amigos.


Começou a jogar handebol em 2005, e o incentivo dos familiares ,o apoio na escola foi fundamental para que se tornasse um jogador profissional com estilo. Aos 15 anos, foi para São Paulo e passou a levar o esporte a sério.
Foi vice-campeão pan-americano juvenil em 2011, campeão brasileiro em 2012, campeão pan-americano júnior em 2013 e campeão pan-americano em 2016 em Buenos Aires.

Jogou pelo Club Barcelona na Espanha, Club Balonmano Ademar León na Espanha, Chambéry Savoie Handball na França. Sport Club Benfica em Portugal, Club Bucareste na Romênia e hoje atua no Point Genil na Espanha.

Seu pai,  Ivair Silva  atua na área transporte -Supervia e sua mãe, Noemi Francisco da Silva na Educação,  como servidora Professora, ambos de nosso município,(Nova Iguaçu). Sempre o incentivaram e apoiaram na sua formação.