Jornal Povo

Secretaria de Ordem Urbana de Nova Iguaçu faz intervenção em patrimônios históricos da cidade

A Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu realizou no dia 14 de julho de 2021 a ação de reintegração no Jardim Pernambuco, onde as pessoas estavam invadindo um terreno onde está sendo construído uma creche.

A desapropriação ocorreu pacificamente pela Equipe de Controle Urbano – SEMUG, liderada pelo Superintendente Frossard e seus agentes, com apoio do Cel. Melo (Comandante do 20º BPM), efetivo comandado pelo Supervisor Ten. Wood, GAT e DPO de Comendador Soares, Sgt. Assunção e Cb. Bernardo.

Antiga estação de Vila de Cava também teve ação contra invasores.

A Ordem Urbana prosseguiu no dia 15, a ação de desapropriação dos ocupantes da histórica Estação Ferroviária de Vila de Cava.


A iniciativa que contou com a participação das Secretarias de Cultura liderada pelo secretário Marcus Monteiro, SEMADETUR (Meio Ambiente e Turismo) liderada pelo Secretário Fernando Cid, SEMUG – Controle Urbano liderada pelo Superintendente Frossard, SEMDUR (Desenvolvimento Urbano) e Segurança Pública (PROEIS).

Estas ações, fazem parte do projeto da prefeitura de assumir definitivamente as antigas estações ferroviárias tombadas como patrimônio histórico-cultural dos ramais de Tinguá e Rio D’ouro com o intuito de restaurar e ocupar estes importantes bens culturais pertencentes a União Federal e tombados pelo Governo do Estado e pelo Município de Nova Iguaçu.


Esteve também presente na ação o diretor-presidente do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural- INEPAC, prof. Cláudio Elias e equipe.
A Equipe de Controle Urbano saiu em comitiva para dar auxílio e suporte à ação. Equipe destaca, Fiscal Sérgio Roberto, Agentes, Bruno, Cerqueira e Leonardo.