Jornal Povo

Covid-19: quase todos os pacientes infectados com variante Delta na cidade do Rio tiveram sintomas de gripe, diz secretaria

A Secretaria municipal de Saúde detalhou o perfil e o estado de saúde dos 23 pacientes que tiveram diagnóstico confirmado para a infecção pela variante Delta do coronavírus. Todos tiveram sintomas de Covid-19. Contudo, 22 dos infectados tiveram síndrome gripal — o outro teve síndrome respiratória aguda grave.

De acordo com o manual de manejo clínico do Sistema Único de Saúde, composto pelo Ministério da Saúde, “síndrome gripal” significa um conjunto de sintomas parecidos com os da gripe: tosse, febre e dor de garganta, além de dor na cabeça, nos músculos ou nas articulações. Já a “síndrome respiratória aguda grave” engloba, além dos sintomas de síndrome gripal, qualquer um dos seguintes itens: dispneia (falta de ar), desconforto respiratório, saturação de oxigênio menor que 95% ou exacerbação de doença preexistente.

Ainda segundo a SMS, os pacientes têm faixa etária entre 12 e 72 anos, sendo a maioria adultos (73,9%). São 13 casos de pessoas do sexo feminino (56,5%) e 10 do sexo masculino (43,5%). A maior parte teve uma síndrome gripal (95,6%) e um caso precisou de internação por síndrome respiratória aguda grave (4,4%), já tendo recebido alta.

A investigação epidemiológica está em curso pelas equipes da Vigilância em Saúde da SMS. Segundo a secretaria, os casos investigados até o momento não têm histórico de viagem. Os pacientes e seus contatos próximos estão sendo investigados e monitorados pela Vigilância em Saúde.

“Independentemente da variante, ressalta-se a importância da aderência da população à imunização contra a COVID-19 conforme calendário de vacinação divulgado pela SMS Rio. Assim como se reforça que as medidas preventivas são as mesmas. A população deve manter o distanciamento, usar máscaras e higienizar as mãos com álcool 70 ou, quando possível, água e sabão”, diz a SMS.