Jornal Povo

MEIO AMBIENTE:”Operação Da Prefeitura De Nova Iguaçu Apreende Materiais De Caça Na Serra Do Vulcão”

A Prefeitura de Nova Iguaçu realizou, no último sábado (31), ação de combate a caçadores e a ocupação ilegal de áreas intangíveis do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu e também do Parque Estadual do Mendanha. A operação ocorreu em uma localidade conhecida como Céu Aberto, frequentada ilegalmente por caçadores e também utilizada de forma irregular para fins religiosos e camping. Na ocasião, foram apreendidos vários equipamentos de caça, inclusive jiraus (abrigos de madeira feitos sobre as árvores, onde os caçadores ficam à espreita de animais para abatê-los).

A fiscalização, feita pelos agentes da Guarda Ambiental Municipal e por agentes do Parque Natural Municipal, teve o apoio da Companhia de Policiamento Ambiental da Polícia Militar. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Cid, a ação foi exitosa e será intensificada.

“Esta é uma região importante do ponto de vista ambiental. Combater crimes como a caça, a ocupação ilegal e também as queimadas é fundamental para a preservação das nossas unidades de conservação. Para isto, teremos novas ações, com o apoio da PM e também do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), tanto para a prevenção e educação ambiental quando para a apuração da prática dos crimes, como as constantes queimadas que têm atingido sobretudo o maciço do Gericinó e a Serra do Vulcão”, disse o secretário.