Jornal Povo

Profissionais da educação denunciam casos e mortes de covid-19 na rede de ensino do Rio

Segundo o Sepe-RJ, escolas municipais Rondon, Antônio Austragésilo, Raphael Almeida Magalhães, Marechal Alcides Etchegoyen e Getúlio Vargas estão fechadas devido à surto de covid-19

Profissionais de educação denunciam casos confirmados e mortes pela covid-19 na rede municipal de ensino do Rio

Rio – Após a cidade do Rio registrar um aumento de 10% de pessoas internadas pela covid-19, profissionais da educação denunciam casos confirmados e até mortes pela doença nas escolas da rede municipal. Segundo aviso do Sindicato Estadual de Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), as escolas municipais Rondon, Antônio Austragésilo, Raphael Almeida Magalhães, Marechal Alcides Etchegoyen e Getúlio Vargas estão fechadas devido à surto de covid-19 entre alunos e profissionais da educação.Uma professora da rede municipal de ensino, que preferiu não se identificar, contou ,que os alunos vão resfriados para as escolas, com máscara de baixo do nariz, o distanciamento social não é respeitado e as aulas estão lotadas.

“Eu perdi a minha primeira diretora no ano passado. A questão do retorno presencial é o aumento do contágio. O vírus não para de circular, porque os ambientes são mal ventilados. O prefeito, através do secretário, mandou as diretoras usarem um aplicativo que praticamente volta à lotação anterior. Só não há carteiras juntas, mas o distanciamento é mínimo”, disse a profissional.Segundo a professora, nas escolas onde ela trabalha, uma merendeira morreu no ano passado devido à doença e, este ano, duas professoras testaram positivo para a covid-19, assim como alguns alunos.