Jornal Povo

Secretário de Administração Penitenciária do Rio é preso em operação da PF

Raphael Montenegro é um dos alvos da ‘Operação Simonia’, que visa desarticular um esquema criminoso dentro da cúpula da Seap. Integrantes da secretaria negociavam benefício com lideranças de facções

Policiais federais saíram às ruas no fim da madrugada desta terça-feira (17)

Rio – A Polícia Federal prendeu na manhã terça-feira (17) o secretário da Administração Penitenciária do Rio (Seap), Raphael Montenegro. Ele e outros dois subsecretários são alvos da ‘Operação Simonia’, que visa desarticular um esquema criminoso que agia dentro da Seap com lideranças de facções criminosas. A investigação da Polícia Federal, desenvolvida em conjunto com o Ministério Público Federal e o DEPEN – Departamento Penitenciário Federal -, demonstrou que havia dentro da Seap um esquema de “de negociações espúrias entre a cúpula e lideranças de facção criminosa de origem fluminense, mas com atuação internacional no tráfico de drogas”. Agentes públicos viabilizaram o retorno de criminosos presos em Catanduvas (PR) para o estado do Rio, e franqueavam a entrada de visitas e itens proibidos em unidades prisionais, um integrante da cúpula do Comando Vermelho deixou a cadeia pela porta da frente, com um mandado de prisão ativo.

A investigação aponta ainda que o esquema era praticado em troca de influência nos locais de domínio dos traficantes, além de outras vantagens ilícitas.

Chefão do CV saiu da cadeia mesmo com mandado de prisão ativo

Integrante da cúpula do Comando Vermelho (CV), Wilton Carlos Rabello Quintanilha, o Abelha, de 49 anos, deixou uma das unidades do Complexo de Gericinó, em Bangu, na última terça-feira (27), pela porta da frente, com um mandado de prisão ativo.Ele foi solto pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), mesmo com a Polícia Civil alertando, horas antes da soltura, de que havia um mandado de prisão, expedido duas semanas antes, por conta de um homicídio. A Seap diz que consultou o Tribunal de Justiça e enviou o documento à reportagem. Nele, o TJ diz que não há mandado de prisão. No entanto, a consulta que a pasta realizou ao tribunal faz referência a outro processo de Abelha, em que ele realmente não possui mandado. 

Em nota, o Tribunal de Justiça disse que notificou a Seap e a Polinter do mandado por homicídio, por conta da morte de Ana Cristina Silva, de 26 anos, atingida por um tiro durante uma invasão de criminosos do CV ao Complexo do São Carlos, na Zona Norte do Rio. Ela seguia para o bar onde trabalhava, quando ficou no meio do fogo cruzado e tentou proteger o filho de apenas três anos. De acordo com investigações, Abelha, que é uma antiga liderança da organização criminosa, ordenou de dentro da Penitenciária Gabriel Ferreira Castilho, Bangu 3, a invasão ao conjunto de favelas.