Jornal Povo

Câmeras de segurança de presídio registraram entradas de secretário em visita a traficante

Câmeras de segurança do circuito interno do Presídio Vicente Piragibe registraram no mês de julho que o traficante Wilton Carlos Rabelo Quintanilha, o Abelha, recebeu a visita do então secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro, em duas ocasiões dias antes de ser solto. As imagens, exibidas com exclusividade, ainda mostram Montenegro na penitenciária um dia antes de Abelha ser solto e na data em que o criminoso ganha a liberdade.

Raphael Montenegro foi preso nesta terça-feira durante a operação Simonia, realizada em conjunto entre a Polícia Federal e o Ministério Público do Estado (MPRJ). Segundo as investigações, há suspeitas de que ele comandava um esquema criminoso na cúpula da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) para acordos com chefes do tráfico. Também foram presos dois subsecretários da pasta — Wellington Nunes da Silva, da gestão operacional, e Sandro Farias Gimenes, superintendente.

Raphael Montenegro visitou Wilton Carlos Rabelo Quintanilha em presídio
Raphael Montenegro visitou Wilton Carlos Rabelo Quintanilha em presídio Foto: Reprodução

As imagens registraram a primeira visita de Montenegro ao presídio em 23 de julho, para acompanhar uma partida de futebol a convite de Abelha, um dos jogadores, como foi mostrado, desta quarta-feira. No dia seguinte, o então secretário volta ao local, data em que era comemorado o aniversário do traficante.

Para a festa, quando um dos chefes da maior facção criminosa do Rio completou 50 anos, foram entregues três tortas de uma famosa panificadora, seis embalagens de cortes de frango fresco, salgadinhos em “quantidade razoável”, uma caixa grande de cigarros, além de oito bolos pequenos, aparentando serem de fubá. A entrada dos itens proibidos foi autorizada por Montenegro e por seus subsecretários — promovidos dias depois de acompanharem o titular da pasta numa visita a traficantes de alta periculosidade que cumprem pena no Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná.

O secretário voltou à unidade no dia 26 de julho para tentar a liberdade de Abelha. A saída, no entanto, ocorreu apenas no dia seguinte, apesar do mandado de prisão em aberto. Nesta data, o circuito também flagrou Montenegro e o criminoso se cumprimentando com um aperto de mão.

Ida a outras unidades com presos de alta periculosidade

Com o agendamento da visita, o secretário visitou Marcinho VP com dois subsecretários da pasta. Ao retornar ao Rio de imediato, manteve uma agenda, segundo o próprio secretário informou ao GLOBO, de visitar as cadeias duas vezes por semana, principalmente as do Complexo de Gericinó, na Zona Oeste, onde estão os principais chefes de facções criminosas.

Um dos presos visitados pelo secretário foi Wilton Carlos Rabello Quintanilha, o Abelha, de 50 anos, solto no último dia 27. A libertação de Quintanilha, um dos principais chefes presos no Rio, da mesma facção de Marcinho VP, causou uma controvérsia que envolveu o Tribunal de Justiça do Rio, o Conselho Nacional de Justiça, a Polícia Civil e, por último, o Ministério Público. O detento tinha um mandado de prisão ativo pelo 3º Tribunal do Júri da Capital e, apesar de o cartório da vara ter informado por meio eletrônico a pendência, a Secretaria de Administração Penitenciária, o soltou, sob a alegação que estava cumprindo ordem judicial da 29ª Vara Criminal, que realmente mandou libertá-lo.

Em sua defesa, Montenegro, que assinou o documento de liberação de Quintanilha, afirmou que cumpriu o protocolo que a lei determina, consultando o setor de Distribuição e Controle de Processos (DCP) do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) e buscando o nome do preso no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Neste último realmente não havia informação de mandado de prisão ativo, mas o 3º Tribunal do Júri da Capital não só avisou à Seap, como ressaltou que havia um atraso no sistema, o que justificava o alerta.

Na última sexta-feira, dia 13, o governador Cláudio Castro estava com a exoneração de Montenegro pronta e que ela seria publicada na segunda-feira (dia 16). Fontes informaram ao EXTRA que, devido a pressões, Castro decidiu esperar até esta terça-feira.