Jornal Povo

Covid-19: Rio anuncia calendário de vacinação de adolescentes de 15 a 17 anos; veja datas

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou um novo calendário para a vacinação de menores de idade contra a Covid-19, que acontece a partir da próxima segunda-feira, dia 23. Cada idade contemplada no novo cronograma terá três dias de vacinação. Embora o cronograma divulgado por Paes nesta quarta-feira não faça distinções de gênero, foi apurado, junto à Secretaria municipal de Saúde (SMS), que a campanha manterá a divisão estipulada para as demais faixas etárias, vacinando meninas primeiro e meninos no dia seguinte, com um terceiro dia dedicado à repescagem. Na segunda-feira, portanto, se vacinam meninas de 17 anos; na terça-feira, meninos de 17; e, na quarta, pessoas de 17 anos de ambos os gêneros. Na quinta-feira, meninos de 16 anos tomam a primeira dose, e assim por diante. O cronograma vai até o dia 31, quando se vacinam meninos de 15 anos de idade. Adolescentes com deficiência com 12 anos ou mais, independentemente do gênero, poderão se vacinar todos os dias.

Paes também afirmou que o comitê científico da cidade discutirá, na próxima segunda-feira, duas questões que podem definir os rumos da campanha de vacinação no Rio: a aplicação da terceira dose em idosos e a redução do intervalo entre a primeira e a segunda doses.

“Na sexta terminamos a aplicação da primeira dose em maiores de 18 anos. Abaixo segue calendário até o dia 31/08. Na segunda o Comitê Científico vai decidir sobre 2 questões: aplicação da 3ª dose em idosos e redução do intervalo entre a primeira e segunda dose.#boravacinar“, escreveu o prefeito no Twitter na tarde desta quarta-feira.

Veja o calendário:

Novo calendário de vacinação do Rio para adolescentes
Novo calendário de vacinação do Rio para adolescentes Foto: Divulgação / Prefeitura