Pedágio flexível, desconto para quem usa muito, veja, ponto a ponto, o que vai mudar na Via Dutra

Com leilão marcado para o dia 29 de outubro, a Via Dutra, que liga o Rio a São Paulo, terá uma série de particularidades em relação às demais estradas brasileiras. Uma delas é que, dado seu caráter turístico, os preços cobrados em três praças de pedágio serão mais caros em fins de semana e feriados do que nos dias úteis. Por outro lado, os chamados usuários frequentes terão descontos nas tarifas.

Estão previstos R$ 14,5 bilhões em investimentos por parte da iniciativa privada para, entre outras melhorias, ampliação da capacidade, duplicações, implantação de terceiras e quartas faixas e vias marginais.

Veja abaixo os principais pontos previstos no edital divulgado, nesta terça-feira, pelo Ministério da Infraestrutura.

Inovações

Desconto de Usuário Frequente (DUF)

A ideia do governo é minimizar o impacto da introdução de tarifas de pedágio nos custos totais de transporte de usuários de automóveis que precisam utilizar a rodovia para a realização de deslocamentos frequentes, que usualmente ocorrem entre municípios próximos.

Desconto Básico de TAG (DBT)

Criação de um desconto de 5% sobre a tarifa de pedágio direcionado a quaisquer usuários do sistema de pagamento automático identificado pelo TAG eletrônico acoplado ao veículo.

Sistema de pedagiamento Free Flow

Na região metropolitana de São Paulo será implementado um mecanismo flexível para a fixação de tarifas, que vão variar com o horário de pico e intensidade de veículos, para viabilizar a fluidez do tráfego. Cobrança deve refletir o quanto cada carro usou da rodovia, de forma automática, por portais, sem praça de pedágio.

Tarifa fim de semana

Na BR-101, tendo em vista seu caráter turístico, as três praças de pedágio terão valores diferenciados ente os dias da semana e os fins de semana e feriados. Assim, as tarifas sazonais na BR-101 terão um aumento de 66% nos fins de semana e feriados sobre o valor praticado durante a semana.

Iluminação

O edital prevê a ampliação da iluminação na rodovia, com o uso de lâmpadas de Led. A estrata também terá sistema de telegestão, com câmaras, em 100% do trajeto, para tentar reduzir risco de roubo de carga.

Descanso caminhoneiro

O eidtal prevê a construção de quatro áreas de descanso para caminhoneiros, comum em outros países, mas raro por aqui: serão três na Dutra e um na BR-101, com espaço para descanso, banheiros e internet.

Principais obras previstas

Nova Serra das Araras

Construção de quatro faixas, que totalizarão 16,2 km, terá de ser concluída até o sétimo ano da concessão da rodovia.

Duplicação da BR-101

Os 80,1 km da rodovia deverão ser duplicados, entre os km 416 e 496,1, entre o sexto e o nono ano da concessão

Faixas adicionais

Construção de diversos trechos, entre o terceiro e o nono ano da concessão. No total, serão 201,2 km no trecho fluminense da Dutra, 356,7 km no trecho paulista e 33,1 km na BR-101.

Faixas Marginais

Construção de 104,9 km de faixas marginais no trecho paulista da Dutra, 39,3 km no trecho fluminense e de 10,6 km na BR-101, entre o quinto e o nono ano da concessão.

Tarifas

Valores máximos previstos no Edital, em R$

Dutra

Praça de pedágio Valor

Arujá (SP) 3,83

Guararema (SP) 3,83

Jacareí (SP) 6,93

Moreira César (SP) 14,49

Itatiaia (RJ) 12,42

BR-101 (apenas no Rio)

Praça de pedágio Valor

Paraty 4,10

Mangaratiba 4,09

Itajaí 4,10

Fonte: Ministério da Infraestrutura

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