Jornal Povo

Inocentes de Belford Roxo segue divulgando em websérie os protótipos de fantasias do Carnaval 2022

O enredo “A Meia-Noite dos Tambores Silenciosos” irá tratar de uma riquíssima manifestação cultural e religiosa que faz parte do calendário oficial do carnaval recifense

O segundo episódio fala do setor dois do enredo, que traz as heranças do povo preto, pós diásporas africanas

Belford Roxo – A Inocentes de Belford Roxo apresentou nesta semana em suas redes sociais e no canal Mais Carnaval, no “YouTube”, a segunda fantasia do próximo desfile na websérie “Nossa Fantasia”, dividida inicialmente em três episódios. Na estreia da série, o jovem carnavalesco Lucas Milato compartilhou os desafios de produzir um Carnaval atravessado pela pandemia. E mostrou a fantasia do primeiro setor, que representa os ogãs no candomblé, responsáveis para tocar instrumentos de percussão, auxiliando o babalorixá ou a lalorixá. Na Meia-Noite dos Tambores Silenciosos, eles acompanham todos os cânticos entoados no decorrer da cerimônia sagrada.O segundo episódio fala do setor dois do enredo, que traz as heranças do povo preto, pós diásporas africanas. E registra o processo de idealização e confecção do protótipo da fantasia do segundo setor “Irmandade dos Homens Pretos”. Essa irmandade foi originalmente formada por escravos de Angola e do Congo. Surgiu como forma de resistência cultural do povo preto para preservação de suas tradições religiosas, mostrando, através do sincretismo religioso, que é possível o respeito e a harmonia entre as religiões.”A repercussão dos episódios na internet está sendo muito positiva, vem ajudando a promover nossa agremiação e mostrando para os amigos da nossa escola, imprensa e público em geral, que estamos fazendo um trabalho sério. Mais uma vez o presidente Reginaldo Gomes quer levar para a Sapucaí, um grande espetáculo”, disse Lucas Milato.

O enredo “A Meia-Noite dos Tambores Silenciosos” irá tratar de uma riquíssima manifestação cultural e religiosa que faz parte do calendário oficial do carnaval recifense. Frutos de um intenso processo de pesquisa, as primeiras ideias começaram a sair do papel ainda em 2020, pouco depois do encerramento do Carnaval. No episódio, Milato ressalta a importância do primeiro setor do desfile, parte retratada no início da série, que traz símbolos e fundamentos religiosos importantes para a compreensão do ritual.Durante a explicação, o espectador poderá ver um pouco do que está sendo preparado para o próximo desfile da Inocentes de Belford Roxo, no Sábado de Carnaval, pelo Grupo Ouro, no Sambódromo.