Jornal Povo

COMIDA DE BUTECO 2021:”Campeão 2018 Boteco do Portuga em Nova Iguaçu dispara em preferência”

Edição inédita do concurso teve seu foco no delivery e aconteceu ente 30 de julho e 29 de agosto no rio. O Comida di Buteco foi uma edição mais do que especial, afirmou neste 2021, afirmou Paulinho Portuga, proprietário do Boteco do Portuga campeão em 2018 em Nova Iguaçu.

Sempre inovando nos cardápio e na qualidade do atendimento, a família Portuga virou um selo na cidade iguaçuana. No baixo iguaçu, é visível o empreendimento que deu certo: “BOTECO DO PORTUGA”, virou uma referência para os amantes do bom petisco e bebidas. Os Portugas trabalham dia e noite. Figura fácil, Paulinho Portuga virou referência nos bares do cotidiano. Após quatro adiamentos em função da pandemia de Covid-19, o concurso aconteceu com foco no movimento “Salve o Buteco”. O tema raízes, inspirou a família Portuga

A 6ª edição do Comida di Buteco com o Aipim. típico da região de Nova Iguaçu, o legume(Raiz), ganhou destaque no cardápio do Boteco do Portuga. O concurso que vai  eleger no Rio e Baixada a melhor comida de boteco, e teve como o lema “Salve o Buteco”. A Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel) calcula que cerca de 300 mil empreendimentos gastronômicos tenham fechado as portas no último ano. O evento que aconteceu em 73 bares do Rio e Baixada Fluminense, e deu uma tom a mais nos bares participantes. O Boteco do Portuga no “Baixo Iguaçu”, Campeão 2018 vice-2019 e 3o Nacional, apostou as fichas na qualidade do prato, a decoração do ambiente deu uma tom especial da roça. O tema da edição foi “raízes”, ou seja, esse é um ingrediente obrigatório no prato,  seja como estrela do preparo, no molho ou como elemento decorativo. 

Todos os tira-gostos têm preço fixo de R$ 27.

Durante os 31 dias de concurso, os clientes puderam participar de três formas: pedindo o prato no delivery, levando o petisco para casa ou consumindo no local. Além do sabor, o cliente precisa avaliar de 0 a 10 também o atendimento, higiene e temperatura da bebida.

O peso da nota do petisco é o maior, com 70%; as demais categorias têm o peso de 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e um grupo de jurados especialistas tem os outros 50%.  O vencedor vai disputar a etapa nacional, que elege o melhor boteco do Brasil.  

Os bares participantes foram escolhidos pela curadoria do evento, após uma visita técnica e com base em um requisito: os estabelecimentos devem ser familiares, com o proprietário literalmente à frente do negócio e atrás do balcão no dia a dia. O Comida di Buteco é realizado em mais de 40 cidades nas cinco regiões do país.

Salve o Buteco

O evento deste ano é acompanhando pelo movimento Salve os Butecos, cujo objetivo é ajudar os bares a se reerguerem após um ano de pandemia. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode contribuir com doações. A meta é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir o valor igualmente entre os butecos participantes do concurso em todo o Brasil.   A conta para doações é:  

Banco Santander 033  

Agência: 1595  

Conta número: 130023050  

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA  

CNPJ: 06.204.569/0001-55  

Por: Arinos Monge.