Jornal Povo

Nova Iguaçu Está Entre As Cidades Com Maior Número De Policiais Baleados

“É um reflexo da violência armada contra agentes de segurança. Não consta em nenhum lugar o plano de segurança do Rio de Janeiro, essa é uma informação que ninguém tem acesso. Isso dificulta que se cobrem medidas que poupam a vida dos agentes de segurança pública porque não temos sequer um plano de segurança para nos basear”, explica a diretora executiva do Instituto, Cecília Oliveira.

Os números atuais são assustadores e já ultrapassam os do ano passado, quando o centésimo policial militar foi baleado em novembro. Dos 100 PMs atingidos em 2021, 39 não resistiram e morreram. No ano passado, de janeiro até novembro foram 35 mortes registradas.

Caso seja somada toda a categoria de segurança, o número de baleados sobe para 128. Policiais militares representam a maior parte, atingindo 78%.

Dos 39 policiais militares mortos este ano, 12 foram atingidos em ações policiais, 10 foram vítimas de assalto, 11 homicídio, três por se envolverem em briga e outros três foram executados.

aumento da violência está relacionado à retomada das rotinas nas ruas depois de um ano de restrições.

“Com o aumento de pessoas nas ruas em 2021, diversos números de ocorrências tiveram uma evolução, assim como a exposição dos policiais diante da maior incidência de atuação também aumentou”, diz a nota da corporação.

Fonte: GOOGLE.