Jornal Povo

PMs compram mais armas particulares em 6 meses de 2021 do que em todo 2020

Policiais militares compraram mais armas particulares nos seis primeiros meses de 2021 do que em todo o ano de 2020, mostram dados do Exército obtidos via LAI (Lei de Acesso à Informação) pelos institutos Igarapé e Sou da Paz, que pesquisam segurança no Brasil. Os dados foram divulgados inicialmente pelo jornal O Globo, e o UOL também teve acesso ao levantamento.

Em 2020, 11.576 armas foram compradas e registradas por policiais militares. Entre janeiro e junho deste ano, este número foi de 24.991 — mais que o dobro do registrado em todo o ano passado. No total, 535.569 armas estão registradas por policiais militares no Brasil. Em 2018, eram 510.605.

A assessora especial do Instituto Igarapé analisa que o aumento de armas de PMs acompanha o aumento de armas registradas em geral, muito creditado à associação de que a arma de fogo é uma forma de resolução de conflitos e problemas. “Em relação aos PMs, é preocupante porque é uma categoria com acesso privilegiado a documentos, são profissionais, têm carreiras. De forma alguma poderiam ser mobilizados para fins político-partidários, ilegítimos e radicalizados. Mas esse cenário está inserido no contexto de incentivo ao armamento.” Ainda neste contexto, Ramos avalia que governadores e instituições precisam se responsabilizar pela tropa, porque o Brasil “já enfrenta problemas graves .