Jornal Povo

POLEMICA:”Prefeitura de Belford Roxo muda nome da cidade no pórtico e recebe críticas”

Pouco mais de um mês depois de abrir uma licitação para construir um novo pórtico na cidade ao custo de mais de R$ 700 mil e voltar atrás no dia seguinte, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (PSL), modificou o nome do município na estrutura. Agora, quem chega ao local é informado que está entrando na Nova Belford Roxo.

De acordo com a prefeitura, a palavra “nova” foi inserida à frente do nome da cidade para remeter à ideia de que o município entrou em “nova fase”, e que as pessoas estão em uma “nova cidade”. A administração municipal nega que a intenção do prefeito Waguinho seja trocar o nome do município.

“A palavra ‘nova’ significa que a prefeitura está apresentando uma nova cidade ao visitante, com obras de infraestrutura que melhoram a qualidade de vida da população em diversos setores como urbanização, saúde, educação e todos os serviços essenciais”, afirma a nota. Sobre o letreiro, a prefeitura diz que o município tem uma ata vigente de instalação de letras expandidas.

Mas, para o morador da cidade e ambulante Wallace dos Santos, de 33 anos, a cidade continua a mesma, sem nada de “novo”:

— Isso é ele (prefeito) quem está dizendo. Para nós, continua sendo Belford Roxo. As mesmas dificuldades de sempre na saúde e o saneamento em falta. Educação também deixa a desejar — afirmou.

Moradora do bairro Santa Amélia, a costureira Arlene Ferreira, de 56 anos, também acredita que há outras coisas em Belford Roxo que poderiam receber o investimento e atenção da prefeitura:

— Eu acho desperdício do prefeito. Tanta coisa para fazer, tanta rua sem asfalto. Temos muitas escolas precisando de obra, e tem funcionários da prefeitura que ficam meses sem salários. Para mim, não significa nada esse letreiro, porque de novo não tem nada.

Já a moradora do Centro, a dona de casa Vanessa Cristina Dias, de 27 anos, acha que Belford Roxo é, sim, uma nova cidade.

— Não vi nada de novo. Lá para dentro, em Santa Rita, não tem nada de diferente. Falta muita coisa para ser uma Nova Belford Roxo, saneamento principalmente, que é horrível. Em Santa Rita, os porcos ficam andando perto do esgoto e as ruas estão com asfalto quebrado.

A novela de Waguinho com pórticos na cidade se arrasta desde 2017, quando ele mandou derrubar a estrutura que ficava na entrada da cidade, inaugurada em 1990, para construir a nova, que foi inaugurada em abril de 2018. À época, a construção custou mais de R$ 200 mil e foi criticada pelos moradores por causa da escolha da aplicação do dinheiro público.

Enquanto isso, em plena pandemia, a prefeitura enfrenta uma crise com o secretário de Saúde, Christian Vieira, que foi acusado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro de improbidade administrativa por campanha de vacinação irregular. Segundo o MP, a prefeitura desrespeitou os critérios do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação ao ampliar a campanha de forma desordenada e sem critérios técnicos, como quando determinou a vacinação na sede da Secretaria Municipal de Saúde independentemente da idade, com doses que supostamente teriam sobrado de dias anteriores nos postos de vacinação. Mas, de acordo com o MP, as vacinas poderiam ser aplicadas nos próprios postos.

A prefeitura de Belford Roxo também chegou a usar uma Igreja Batista como posto de vacinação fora do calendário oficial, sem comprovante de vacinação e com divulgação sigilosa, como revelou a TV Globo.

Fonte: EXTRA ONLINE.