Jornal Povo

EM AÇÃO:”Integrante de cartel colombiano de drogas é preso no Rio”

O “Lucho”, como é chamado Luiz Alberto Martinez Gracia, segundo a Polícia Civil, foi preso esse sábado por policiais da 24ª DP (Piedade), de São Gonçalo 

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um colombiano foi preso nesse sábado por policiais da 24ª DP (Piedade) em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Segundo informações da Polícia Civil, Luiz Alberto Martinez Gracia, o Lucho, é traficante internacional de drogas e responsável por trazer para o Brasil skunk, um tipo de maconha com efeitos mais potentes e também mais cara.

O colombiano foi abordado em um carro quando saía de uma residência em São Gonçalo e ia para o Rio de Janeiro. Ele foi capturado em um dos acessos da Ponte Rio-Niterói, próximo ao bairro Porto da Pedra, também em São Gonçalo. Durante revista, os policiais encontraram diversos tabletes da droga – chamada de “Skunk Colômbia Gold” – embalados em sacos no porta-malas do veículo.

Apreensão encontrada na residência onde “Lucho” estava, em São Gonçalo

Foto: Divulgação

Alguns policiais seguiram para a casa de onde Lucho saiu, em São Gonçalo e encontraram outros tabletes de skunk, uma balança de precisão, cadernos de anotação com movimentação do tráfico, etiquetas para endolação das drogas e dinheiro. Na residência estava um homem, apontado pela polícia como comparsa do colombiano, que também foi preso.

No total, os agentes apreenderam cerca de 20 quilos da droga, que seriam revendidos por R$ 8 mil o quilo. O lucro final com a comercialização do entorpecente seria R$ 160 mil. O colombiano foi autuado por tráfico de drogas.

Segundo a Polícia Civil, Lucho integra um cartel de drogas na Colômbia e é responsável por escoar os entorpecentes pelo estado do Amazonas em rotas fluviais até o Rio de Janeiro, onde a mercadoria é transportada por meio de rodovias. Ainda segundo os agentes, o homem já foi condenado a 17 anos de prisão por traficar drogas pela Justiça do estado do Amazonas. Na época do fato, ele foi capturado no bairro Copacabana, Zona Sul do Rio e ficou preso por nove anos.