Jornal Povo

Polícia Civil aponta que tentativa de resgate com helicóptero tinha como alvo três detentos

A investigação da Polícia Civil aponta que a tentativa de resgate de um preso no Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo de Gericinó, em Bangu, no último domingo, com uso de um helicóptero, teria como alvo três detentos, todos da cúpula de uma facção no Rio: Marcio Gomes de Medeiro Roque (conhecido como Marquinhos do Turano), Carlos Vinícius Lírio da Silva (conhecido como Cabeça) e José Benemário de Araújo, preso no Paraguai em 2014. A informação foi dada pelo delegado William Pena, chefe da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil, durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira.

— Pelo perfil do helicóptero acreditamos que pretendiam resgatar mais de um preso. Ainda não temos as imagens do interior do presidio mas ali estariam Marcinho do Turano, o Cabeça e o Benemario, preso no paraguai. A investigação não se encerra aqui — afirmou o delegado.

A Polícia Civil diz ter identificado os dois passageiros que teriam sequestrado o helicóptero. Segundo as investigações, Marcos Antonio da Silva (conhecido como Pará) e Khawan Eduardo foram os dois passageiros que tentaram levar a aeronave para a penitenciária. A polícia também já sabe que o voo de ida e volta custou R$14.500.

Os dois estariam escondidos no Complexo da Penha e no Alemão. Pará é apontado como gerente do tráfico no Morro do Sabão, em Niterói. Já Khawan não possui ficha criminal e é amigo de longa dara de Marcos Antônio. Há três anos ele teria sido expulso da comunidade após uma troca de facções e, segundo a polílica, tentava com a ação voltar para onde cresceu.

Segundo a polícia, informações de Inteligência apontam que os três detentos tiveram uma movimentação atipica no presídio próximo ao horário da tentativa de resgate frustrada. As imagens internas ainda não foram entregues à investigação.

Agora a Polícia busca saber quem fez o pagamento e quem seria o mentor do plano. Já há um suspeito ainda não revelado. No entanto os investigadores acreditam que a ação tenha tido autorização dos chefes do tráfico.

Fonte: Extra Online.