Jornal Povo

EXEMPLO:”Comerciantes distribuem panfletos contra trabalho infantil no Leblon”

A Associação e Polo Gastronômico Dias Ferreira, do Leblon, se uniu à Secretaria municipal de Assistência Social na terceira ação de conscientização para combater o trabalho infantil na região.

Dizem os panfletos produzidos:

“Não banque o trabalho infantil. Ao dar esmolas ou comprar itens vendidos por crianças você ajuda a perpetuar o ciclo do trabalho infantil, que gera efeitos como evasão escolar, exploração sexual e violência”.

A pandemia de Covid-19, a crise econômica e a volta da inflação afetaram diretamente as pessoas mais vulneráveis no Rio: o Censo de População em Situação de Rua, feito no ano passado, mostrou que 752 pessoas responderam ter ficado sem teto depois do início da pandemia — aproximadamente 20% do total.

E, neste ano, de 1º de janeiro a 15 de setembro, Assistência Social municipal fez 79.634 atendimentos e 7.110 acolhimentos de pessoas em situação de rua.

A mensagem usada para defender a proteção das crianças, no entanto, promete causar polêmica.

Em março deste ano, o padre Júlio Lancellotti, de São Paulo, se viu em meio a uma grande controvérsia ao criticar um cartaz de mesmo teor, porém, com foco na população adulta:

Sobre uma foto de um cartaz onde se lia “sua esmola mantém ele na rua”, o religioso responsabilizava o sistema econômico e político pela situação de vulnerabilidade.

Fonte: Extra Online.