Jornal Povo

TOPSHOPPING:”A força feminina na literatura de Nova Iguaçu”

Literatura é uma palavra feminina e ela está representada nesta edição da Tarde de Autógrafos do programa Livros para Voar, na sala de leitura no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. A escritora Claudina Oliveira autografa o livro “Escritas Iguaçuanas” na ação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, nesta sexta-feira (24), às 14h.
Moradora do Centro do município, Claudina é uma produtora cultural e também atriz que atua na Baixada Fluminense desde 1998, em vários projetos sócio-culturais. Através do EncontrArte Qualidade de Vida Através da Arte, ela desenvolveu ações que culminaram esse ano no livro “Escritas Iguaçuanas”, fortalecendo o rico elenco da produção literária das mulheres de Nova Iguaçu.
“Devido ao meu comprometimento com o reconhecimento da produção cultural local desenvolvida com a existência do Fórum Cultural da Baixada Fluminense, sempre me empenhei por ações que reverberassem o fazer artístico dos meus iguais, quiçá os que promovem a minha admiração. Eu desenvolvo, desde 2007 a listagem dos autores da Baixada Fluminense, chegando a registrar mais de 300 títulos, e percebi que a produção dos livros escritos por mulheres são em quantidade bem menor que as dos homens. E percebi também que essa produção vem aumentando por conta dos coletivos de saraus que motivam e incentivam as escritas dessas mulheres. O meu desejo de dar voz e visibilidade à nossa produção que me motivou em dar continuidade a esse projeto”, disse Claudina.
Com inspiração em Cecília Meireles, Ferreira Gullar, Thiago de Mello e Clarice Lispector, a escritora Claudina Oliveira mapeou a cena literária de Nova Iguaçu e a presença feminina.

O livro foi realizado por meio do Edital de Aquisição de Bens e Serviços da Secretaria Municipal de Cultura de Nova Iguaçu, através da Lei Aldir Blanc. A publicação foi doada a escolas e bibliotecas como uma valiosa contribuição cultural.
Sobre o programa “Livros para Voar”, Claudina faz um destaque. “Representa um marco muito importante e relevante para a divulgação da produção literária local, principalmente por conta da pandemia, que restringiu a circulação das artes e dos artistas. Sem essa iniciativa, autores e livros estariam restritos a um círculo muito pequeno de possíveis interessados”, ressaltou a escritora.
Além da Tarde de Autógrafos, haverá distribuição de livros e gibis doados ao projeto “Livros para Voar”. São publicações arrecadadas em onze pontos de Nova Iguaçu nas caixas da ação. O projeto é dedicado a livros paradidáticos que foram doados à Fundação. São aceitos livros de diversos gêneros como romances, biografias, poesias e gibis. É só deixar o livro na caixa. Se outra pessoa quiser ler, é só pegar e levar para desfrutar da leitura e depois, se quiser, devolver numa das caixas.

A ideia do “Livros para Voar” é fazer os livros circularem pela cidade. Os 11 totens com as caixas do projeto estão na Fenig; Prefeitura de Nova Iguaçu; TopShopping; Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.

Texto: FENIG