Jornal Povo

JAPERI REALIZA AÇÕES DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

Conscientizar motoristas e pedestres sobre boas práticas no trânsito. Este foi o objetivo de uma ação realizada pela Prefeitura de Japeri durante a manhã desta quinta-feira (30). Em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, agentes da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Urbana, da Guarda Municipal, das Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, da Operação Lei Seca e da Polícia Militar fizeram um “panfletaço” na Praça Leni Ferreira, no Centro da cidade.

Quem passava pela Avenida Leni Ferreira recebia das mãos dos agentes panfletos e orientações sobre as maneiras de tornar o trânsito melhor e mais seguro. Sob o tema “Trânsito mais seguro salva vidas”, a realização da ação é prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e é organizada anualmente no mês de setembro. A ideia é conscientizar condutores a respeitarem a legislação e ajudar a construir um ambiente viário mais seguro.

“Infelizmente os acidentes de trânsito são um dos maiores motivos de morte no país e, em sua maioria, são causados pela imprudência. Motoristas e pedestres têm a missão de serem cautelosos. Por isso, hoje, estamos realizando essa ação para que possamos trafegar pela cidade e as vias públicas com segurança e respeito”, disse a Prefeita de Japeri, Drª Fernanda Ontiveros.

Excesso de velocidade, falta de cinto de segurança e avanço do sinal vermelho estão entre as cinco principais infrações cometidas por motoristas e ciclistas. As informações são do Registro Nacional de Infrações de Trânsito, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Para o Secretário da Pasta, Jorge Dantas, é importante o condutor ter zelo e atenção no trânsito. “Qualquer descuido pode ser fatal e, por isso, devemos ficar atentos ao trânsito. Durante todo o dia vamos dar continuidade ao trabalho de conscientização e alertar a população sobre a direção preventiva e defensiva. Faço questão de agradecer o empenho e a participação de diversos órgãos e setores públicos aqui representados”, frisou o gestor.