Jornal Povo

Acadêmicos de Meriti surge no Carnaval do RJ com muitas novidades

Escola vai inaugurar nova quadra no próximo dia 10 .

Foto: Divulgação

Agremiação da Baixada Fluminense vai fazer a estreia em 2022, em enredo idealizado pelo estilista gonçalense, Wilson Marins. Projeto é estar entre as maiores escolas de samba do Estado em alguns anos

Vem da Baixada Fluminense a grande novidade no mundo do samba do Rio de Janeiro. O Carnaval de 2022 ganhou mais uma agremiação: a Acadêmicos de Meriti. A ‘Tricolor’ – vermelha, azul e branca – foi lançada esse ano, por força dos anseios dos amantes do samba do município, em prol de um projeto de tentar criar uma referência cultural da cidade no ‘palco maior’ da folia no país. Cumprindo todos os protocolos determinados pelas autoridades de saúde, a diretoria da agremiação já mantém atividades com vistas ao primeiro desfile oficial, no próximo Carnaval, que será feito no município.  

A atual diretoria da escola prevê que o planejamento montado dará condições de fazer, em 2022, uma apresentação digna, possibilitando a filiação à  Liga das Escolas de Samba e Blocos do Brasil (Liesb), para apresentação, como avaliação, na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, no Rio de Janeiro, em 2023, num processo de crescimento natural, para buscar futuros acessos  em grupos superiores do Carnaval carioca.

No próximo dia 10, a Acadêmicos de Mertiti dará início ao concurso criado para a escolha do hino oficial para o enredo, que aborda os sonhos, com a apresentação das obras inscritas. E tudo acontecerá ‘como manda o figurino’, na quadra de ensaios que será inaugurada  na Rua Costa Barros, 70, em Vila Rosali, uma das regiões de São João de Meriti. 

O tema que a vermelha e amarela para o Carnaval dé 2022 é autoria de um personagem bastante conhecido: O porteiro estilista de São Gonçalo, Wilson Marins, de 51 anos, que foi alvo de reportagem do jornal O SÃO GONÇALO, e conseguiu realizar o sonho de montar seu ateliê próprio, após participar do programa ‘Hora do Faro’ da Rede Record, no ano de 2019.

Wilson, na época, viajou a São Paulo e criou uma pequena coleção em quatro dias, para ser avaliada por um júri daquele programa de TV. “Tio Wilson”, como é conhecido por todas as crianças em seu trabalho, foi aprovado por unanimidade e ganhou vários prêmios para impulsionar o seu sonho de se tornar um estilista reconhecido. Ele agora foi convidado para desenvolver o seu primeiro enredo em uma escola de samba e está entusiasmado com o projeto. 

A atual diretoria é composta por Carlão do Éden (presidente), Danilo Rossat (vice-presidente), Sonia Rossat (Diretoria Social), Berg (Diretor de Carnaval), Mestre Brazuca (Diretor de Bateria), e do ex-intérprete da Cubango e do Porto da Pedra,Palito do Porto, que é o Diretor de Comunicação. Mesmo em tempos difíceis, em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a escola de São João de Meriti vem conseguindo importantes adesões e ajuda de sambistas de agremiações da elite do Rio de Janeiro,sensibilizados com o trabalho amplo e profissional desenvolvido pela diretoria.