Jornal Povo

Nova Iguaçu realiza feira de livros e encontros com autores da cidade Data: 15 e 16 de outubro

Local: TopShopping – Espaço D – Centro de Nova Iguaçu

Na semana em que vamos comemorar o Dia das Crianças e dos Professores, a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, realiza o evento “Entre linhas e livros: encontro com autores iguaçuanos” que destaca o instrumento que une alunos e professores no caminho do conhecimento: o Livro.

Na próxima sexta-feira (15) e no sábado (16) será realizada a 1ª feira de autores e livros iguaçuanos promovida pela FENIG, no espaço D, do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu, a partir das 10h. É um grande encontro dos autores da cidade, numa ação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, que desperta o gosto pela leitura e pela riqueza da literatura, valorizando os escritores locais.

A oportunidade é muito especial para aproximar a população e os escritores e incentivar a produção literária de Nova Iguaçu. A leitura é um instrumento primordial para o combate das desigualdades, promovendo o acesso ao conhecimento e às diferentes realidades. Família, escola e sociedade se integram nesse compromisso com o saber que tem a leitura como maior contribuição. O domínio da palavra escrita só é possível quando a leitura é praticada.

A realização do “Entre linhas e livros: encontros com autores iguaçuanos” é mais uma grande iniciativa do programa municipal que diariamente, no Espaço de Leitura Livros para Voar, da Fenig, no TopShopping, faz a integração dos leitores da cidade numa ação de doação e circulação de livros, democratizando a acesso à leitura. Além disso, a Fenig promove quinzenalmente no local, uma tarde de autógrafos com escritores residentes no município. Caixas, que recebem doações de livros, estão distribuídas em 11 pontos estratégicos da cidade, facilitando o acesso de todos às publicações.

Confira a programação completa do “Entre Linhas e Livros”, dias 15 e 16 de outubro no TopShopping:

15 de outubro:

10h – Abertura da Feira de Livros

11h – Mesa-Redonda – “Os desafios da cultura pós-pandemia” com Miguel Ribeiro (presidente da Fenig), Rogério Costa (subsecretário de Cultura), Gil Santos (escritora) e Moduan Matus (escritor)

14h – Café com o autor Moduan Matus

15h – Sarau com o coletivo Prata, Prosa e Poesia

17h30 – Roda de conversas sobre políticas públicas, livros e leituras com integrantes da Rede Baixada Literária

19h – Palestra – “A contribuição dos saraus para democratização da cultura” com Carlos Mendes (escritor e publicitário) e Thiago Kuerques (escritor e jornalista)

16 de outubro:

10h – Abertura da Feira de Livros

10h – Palestra – “O que é dicionário” com Wagner Azevedo (dicionarista e professor)

11h30 – Contação de histórias com Regiane Silva

13h – Oficina de desenho com Rogério Cardoso

15h – Palestra – “Como incentivar a leitura na primeira infância” com Elisangela Medeiros

17h – Palestra – “A importância do ato de brincar na infância” com Juliana Lima

18h – Contação de histórias com Patrícia Oliveira

19h30 – Exibição de curtas com a Rede Baixada Literária