Jornal Povo

Encontro aproxima autores e leitores de Nova Iguaçu Termina neste sábado 16 de outubro TopShopping Espaço D – Centro de Nova Iguaçu

A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, abriu nesta sexta-feira (15) o evento “Entre linhas e livros: encontro com autores iguaçuanos” que destaca a produção literária da cidade. O evento continua neste sábado com feira de livros,  palestras e oficinas, no espaço D, no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu, a partir das 10h. A ação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu desperta o gosto pela leitura e pela riqueza da literatura, valorizando os escritores locais. O evento continua neste sábado (16). 

“A cultura é fundamental, principalmente quando destacamos os valores da nossa cidade, mesmo diante de tantos problemas a enfrentar, trazer esse evento para um espaço popular é uma maneira de democratizar o conhecimento”, afirmou Miguel Ribeiro, presidente da Fenig, na abertura do evento.

O escritor Moduan Matus destaca a abertura de mais espaços para encontros literários. “Autores que já tem um produto pronto podem apresentar e os novos escritores que ainda não tem um trabalho publicado podem se encontrar e trocar experiências para desenvolver suas criações. É uma iniciativa maravilhosa e espero que dure muito tempo”, disse Moduan.  

A realização do “Entre linhas e livros: encontros com autores iguaçuanos” é mais uma grande iniciativa do programa municipal que diariamente, no Espaço de Leitura Livros para Voar, da Fenig, no TopShopping, faz a integração dos leitores da cidade numa ação de doação e circulação de livros, democratizando a acesso à leitura. Além disso, a Fenig promove quinzenalmente no local, uma tarde de autógrafos com escritores residentes no município. Caixas, que recebem doações de livros, estão distribuídas em 11 pontos estratégicos da cidade, facilitando o acesso de todos às publicações.

Confira a programação deste sábado do “Entre Linhas e Livros”, no TopShopping:

16 de outubro:

10h – Abertura da Feira de Livros

10h – Palestra – “O que é dicionário” com Wagner Azevedo (dicionarista e professor)

11h30 – Contação de histórias com Regiane Silva

13h – Oficina de desenho com Rogério Cardoso

15h – Palestra – “Como incentivar a leitura na primeira infância” com Elisangela Medeiros

17h – Palestra – “A importância do ato de brincar na infância” com Juliana Lima

18h – Contação de histórias com Patrícia Oliveira

19h30 – Exibição de curtas com a Rede Baixada Literária