Jornal Povo

BOA:”Baixada Fluminense No Mapa Do Turismo Brasileiro”

Nova Iguaçu foi sede, nesta quinta-feira (14), de reunião do Conselho da Região Turística Baixada Verde. Em pauta, a inserção de pontos turísticos da região no novo mapa turístico brasileiro. Estiveram presentes representantes de sete dos dez municípios da Baixada Fluminense que fazem parte do conselho estiveram.

Para que a Baixada Verde entre para o mapa do turismo brasileiro, que faz parte do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo, é preciso que os municípios integrantes cumpram alguns critérios do ministério. Segundo Mário Lopes, assessor especial de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Nova Iguaçu, a cidade já cumpre seis das sete exigências e tem tudo para, em breve, fazer parte do mapa nacional do turismo.

“Nova Iguaçu tem um enorme potencial turístico a ser explorado, como o Parque Natural Municipal, a Vila de Iguaçu, o Pantanal do Km 34 e o entorno da Reserva Biológica de Tinguá. Além disso, temos restaurantes e bares com excelente gastronomia e uma rede hoteleira que suporta e sustenta esta demanda”, afirma o assessor de Desenvolvimento.

Ainda segundo ele, o Plano Municipal de Turismo de Nova Iguaçu está pronto para ser encaminhado para aprovação. O objetivo é atrair não somente a população iguaçuana, mas também pessoas de fora da cidade e até mesmo do país, como já acontece na Serra do Vulcão.

“Temos registros de turistas dinamarqueses, alemães, franceses e de vários outros países que vêm até aqui para desfrutar da beleza das nossas trilhas. Queremos colocar de vez Nova Iguaçu na rota turística e estamos, inclusive, conversando com as agências de turismo da cidade para que elas ofereçam pacotes voltados para a visitação aos nossos pontos turísticos”, garantiu o assessor de Desenvolvimento.

Estiveram presentes ao encontro representantes das prefeituras de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Duque de Caxias, Queimados, Japeri, São João de Meriti, Magé e Seropédica. O campus Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares da Baixada e Sul Fluminense (Sindhotéis) também enviaram representantes à reunião do conselho.