Jornal Povo

Em tempos sombrios a LUZ sempre se faz presente

Retiro dos Artistas recebe cerca de 2 toneladas de alimentos e kits de higiene e limpeza.

Por: Clilton Paz.

É importante salientar que em “tempos sombrios”, como a fome dobrou de tamanho, Brasil. Segundo dados oferecidos pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), hoje, existem mais de 116 milhões de pessoas vivendo em situação de insegurança alimentar. O percentual de lares em insegurança alimentar grave (fome) cresce a passos galopantes.

De Norte a Sul, de Leste a Oeste existe uma insegurança alimentar. É fato que milhares de pessoas não têm o que comer, faltando o alimento básico. E ninguém está escapando deste flagelo. Instituições centenárias que sempre viveram de doações para se manter foram duramente afetadas. Prova disso é o Retiro dos Artistas.

Existente desde 1918, o Retiro se resumiu ao trabalho assistencial, vivendo de doações e campanhas para garantir o sustento alimentar de muitos artistas que em tempos áureos deu muita alegria nos palcos, telas, gramados e picadeiros.

Também conhecido como Casa dos Artistas, atualmente, o local atende mais de 50 artistas idosos de todas as áreas, proporcionando todo o apoio que eles necessitam, como tratamentos odontológicos e fisioterapias, além de atividades culturais envolvendo teatro, dança, cinema e atendimentos psicológicos.

Com afinco, Cida Cabral, administradora do Retiro dos Artistas declarou – “Eu quero agradecer a essa parceria com essa ação social entre a LBV e o Sated, doando aqui uma tonelada de alimentos para o Retiro dos Artistas. Estamos vivendo essa pandemia e a dificuldade é grande para todos. Então, agradeço a essa ação tão linda e por esse trabalho tão magnífico”.

Sated Alimentando a Arte e os Artistas numa ação em conjunto com a LBV.

Numa ação em parceria com a Legião da Boa Vontade (LBV) e a Super Rádio Brasil 940AM, a campanha “Sated-RJ Alimenta a Arte”, desenvolvida pelo ator, produtor e diretor Henrique Sathler, abraçou o Retiro dos Artistas e concedeu cerca de 2 toneladas de donativos e kits de higiene e limpeza.

Sobre a iniciativa, Henrique Sathler, declara: “Abraçamos o Retiro, não o esquecemos, e essa ação espero que seja a primeira de muitas. Eu agradeço a essa parceria junto à LBV, a ajuda em prol dos nossos queridos artistas que nos trouxeram muita alegria e nós devemos retribuir tudo o que fizeram por nós”.

Na ocasião, o ator e diretor João Procópio Neto, emocionado, compartilhou sua gratidão e relembrou a trajetória de seu avô, o ator Procópio Ferreira, um dos grandes nomes do teatro brasileiro e um dos fundadores do Retiro dos Artistas. “É sempre um prazer estar aqui, por vários motivos, por rever amigos, pela energia que esse espaço tem, recordações do meu avô aqui comigo. Saber que o Sindicato, junto com a LBV, que são duas instituições sérias, abraçam esse espaço é apaixonante ver atitude, porque palavras a gente conhece, mas atitude é outra história”, disse.

A trajetória de Solidariedade estendeu-se até o Lar Frei Luiz, uma respeitada casa espírita com grande trabalho social, existente na Taquara, bairro da região de Jacarepaguá, na zona oeste do município do Estado.

A parceria promoveu a doação de mais uma tonelada de alimentos à organização sem fins lucrativos, para auxiliá-la nesse momento de pandemia. A Instituição vive de doações para manter os atendimentos gratuitos voltados à comunidade. A ação também recebeu o apoio do ator Carlos Vereza e do cantor Jorge Vercillo.

“Eu gostaria de mandar um forte abraço ao nosso querido José de Paiva Netto, presidente da LBV, gradecemos significativamente e do fundo do nosso coração, por toda essa doação que acabamos de receber aqui, que muito vai ajudar as nossas obras sociais aqui e isso tudo é mantido por doações. Muito obrigada a todos vocês, que a paz do Mestre Jesus esteja sempre presente no coração de todos”, alegou o presidente do Lar Frei Luiz, Wilson Vasconcelos.

A visão da LBV, para este ano de 2021, é o de contemplar com 50 mil cestas de alimentos não perecíveis, um total de 226 cidades brasileiras, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social e em risco alimentar, atendidas nos serviços e programas socioeducacionais da instituição. A este projeto, outras tantas famílias também serão assistidas por meio de organizações que são assessoradas e atuam em parceria com a Legião da Boa Vontade, como é o caso do Sated-RJ.

Por: Clilton Paz.