Jornal Povo

Nova Iguaçu sedia evento Lixo Zero

Dias 26, 27 e 30 de outubro

Hora: a partir das 9h

Local: Patronato – Rua Governador Portela, 382, no Centro de Nova Iguaçu, em frente ao Parque Santos Dumont

Já pensou para onde vai todo o lixo que você descarta? Já imaginou o que você pode fazer para reduzir e reaproveitar a grande quantidade de lixo que passa pela sua mão? O lixo é um dos maiores desafios da humanidade hoje e nas próximas décadas. No último fim de semana, a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, compareceu ao prêmio Earthshot, uma espécie de Nobel do meio ambiente, com um vestido de 2011, mostrando que devemos adotar um consumo consciente. Nova Iguaçu realiza um evento inédito de sustentabilidade e consciência ambiental com foco na meta de Lixo Zero.

A ideia é informar e orientar sobre como você pode colaborar por uma cidade mais sustentável. A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, realiza na próxima terça-feira (26) e na quarta (27), a partir das 9h, um grande encontro no Patronato, na rua Governador Portela, 382, no Centro de Nova Iguaçu, em frente ao Parque Santos Dumont. A entrada é gratuita seguindo os protocolos de distanciamento e uso obrigatório de máscara. No sábado, dia 30, a partir das 8h, haverá uma ação de limpeza e plantio de árvores no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu.

Especialistas e sociedade estarão reunidos para mostrar como você pode e deve melhorar a qualidade de vida e do ambiente reduzindo a produção de lixo e corretamente encaminhar e reciclar resíduos descartados. É importante lembrar que além de melhorar as condições ambientais e climáticas da cidade e do planeta, trabalhar pelo lixo zero é também uma ação de geração de renda para milhares de trabalhadores como os catadores de latinhas, vidros e papelão, por exemplo. Os artesãos também têm papel importante na reciclagem e criação de vários produtos de qualidade e beleza a partir de matérias-primas descartadas. Na gastronomia, a produção de alimentos orgânicos está gerando milhares de fontes de renda. Na moda, os brechós se tornaram uma alternativa ambiental e mais econômica.

Na programação, além das palestras, haverá oficinas e feiras sustentáveis de alimentos orgânicos, artesanato, produtos de higiene, brechós, doação de livros e plantas e ecoturismo. A Empresa Municipal de Limpeza Urbana, Emlurb, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria de Assistência Social se juntam ao evento Lixo Zero com instituições como a Coop Carmo e o Instituto EAE.

Programação Semana Lixo Zero – Nova Iguaçu

Terça-feira – 26/10 – Palestras:

9h – Abertura: Mesa redonda – A importância da gestão de resíduos nas cidades – Compromisso Lixo Zero FENIG (INEA /FENIG / SEMAM / EAE / RECICLARJ)

11h – Instituto Lixo Zero Brasil – Embaixadora Lixo Zero Kathelyn Nunes

11h30 – Natureza sem lixo, Abelhas Protegidas e Vidas Saudáveis. Salvando Abelhas, Salvando Vidas – Dir. Técnico da ADAB: Lauro M. Pantoja

12h – Instituto EAE e a Floresta do Pertencimento – Alex Vieira Biólogo, Consultor educador ambiental no instituto EAE

14h-  Ações Emlurb – Rebeca Nascimento

15h – Recicla RJ – Fernanda Peralta – Coordenadora do Programa de Coleta seletiva Solidária/ Recicla RJ

15h30 Inclusão Socioambiental – Cooperativa Coopcarmo

Terça-feira – 26/10 – Oficinas:

10h – Oficina de papel de bituca de cigarro reciclada – FENIG

11h – Oficina canteiro de flores – Horto Daiana Baltar Flores

12h – Oficina brigadeiro de aipim – Sociedade alegre agricultura familiar

Quarta-feira – 27/10 – Palestras:

9h – Educação Ambiental  – José Arnaldo, Gestor Ambiental e Superintendente na SEMAM

10h – Biodiversidade Iguaçuana e potencial turístico  – Fernando Cid, Secretário Municipal de Meio Ambiente de Nova Iguaçu

10h30 – Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu – PNMNI

11h – Empreendedorismo Sustentável – Cabana do Vulcão / Suelen Sathler

12h – Economia circular e a contribuição dos Brechós

14h – Case de sucesso: Educação ambiental comunitária – Luis Fernando – ONG Onda Verde

Quarta-feira – 27/10 – Oficinas:

10h – Oficina de brinquedos com materiais recicláveis / Reciclar e brincar: Baixada Literária

11h – Autocuidado em 10 minutos – BanhoEhBom

12h – Oficina Mapas Cartográficos em 3D – Ricardo Breguelé

13h – Oficina de brinquedos com materiais recicláveis/ Reciclar e brincar: Baixada Literária

Sábado – 30/10 – Ação:

8h – Ação de limpeza e plantio de árvores no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

As inscrições gratuitas para as atividades podem ser feitas pelo Sympla através do link: https://www.sympla.com.br/primeira-semana-lixo-zero-nova-iguacu__1379744

A Fenig é uma fundação da Prefeitura de Nova Iguaçu, criada em 1976, que fomenta ações educacionais e culturais com foco no desenvolvimento humano, social e econômico e geração de trabalho e renda. Entre as realizações da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu estão o Programa Municipal de Artesanato, o Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, além de eventos durante o ano todo nas áreas culturais e educacionais como as ações Livros para Voar e Matemática na Praça.

O Instituto Lixo Zero Brasil foi fundado em 2010. Ele representa no Brasil, a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo.