Jornal Povo

Fenig reúne autores na celebração de sarau poético

Nova Iguaçu é o solo fértil de grandes poetas e para comemorar os 10 anos do Sarau Encontro de Poetas e Afins, a Prefeitura Municipal, através da Fenig – Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu – promove a Tarde de Autógrafos da publicação na Sala de Leitura Livros para Voar, no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu, nesta sexta-feira (22), às 14h.

“O Sarau Encontro de Poetas & Afins teve origem em 2011, quando Moduan Matus que estava como Superintendente de Cultura de Nova Iguaçu, e Silvia Regina como Secretária Interina de Cultura, perceberam a necessidade de agitar a cena literária da cidade, pois foi um momento meio disperso e por isso a importância desse sarau na Biblioteca Cial Brito”, destaca Lis, uma das organizadoras.

“No presencial, temos lançamento de um livro por mês. Além de poesia, temos apresentações musicais, teatrais, exposições e documentários. Cabe muita coisa nesse “Afins”. Virou uma referência na produção cultural da região”, afirma Carlos Mendes, também organizador do livro.

Sil Lis conta que neste mês de outubro será realizada a 94ª edição do sarau, que acontece nas últimas quintas-feiras de cada mês, de março a novembro, eventualmente também em fevereiro e em dezembro, conforme a necessidade. “São mais ou menos 80 autores envolvidos”, destaca Sil.

Carlos Mendes lembra que a mãe professora e os mestres ao longo da vida o estimularam a escrever e hoje ele é redator publicitário. Entre os autores favoritos estão Álvares de Azevedo, Luiz Coelho Medina, Luís Fernando Veríssimo e Machado de Assis. Sil Lis conta que ela era daquelas meninas que escreviam e guardavam. Numa feira literária no colégio, ela viu os poetas se apresentando no auditório e esse contato a aproximou dos autores e a estimulou a continuar escrevendo e lendo. Quando cursava a Escola de Belas Artes ela foi ao evento “Encontro com a Poesia em Nova Iguaçu” e conheceu o pessoal do Desmaio Públiko, grupo de poetas da cidade, que também publica um Fanzine do mesmo nome. Entre os autores favoritos de Sil estão Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Manuel Bandeira, Voltaire e Emily Dickinson, além dos escritores iguaçuanos como Moduan Matus, Lírian Tabosa, Cézar Ray e Medina.

Carlos Mendes e Sil Lis destacam que ações como o programa Livros para Voar são importantes para o incentivo da leitura e da escrita na região, além de aproximar leitores de autores e incentivar e valorizar a produção literária da Baixada.

A ideia da ação “Livros para Voar”, da Fenig, é fazer os livros circularem pela cidade. Os 11 totens com as caixas do projeto estão na sede da Fenig; Prefeitura de Nova Iguaçu; TopShopping; Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.